Trabalhadores da Latasa aprovam proposta da Campanha Salarial

Os trabalhadores da fábrica Latasa, em Pindamonhangaba, aprovaram nessa quarta-feira, dia 7, uma nova proposta da Campanha Salarial.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta tem o reajuste salarial de 9%, que tem aumento real de salário, retroativo à data-base, um abono salarial de R$ 500, uma antecipação de parte do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), cujo valor será cerca de R$ 1.000 para cada trabalhador, uma cesta de natal e cinco meses de estabilidade de emprego. O abono e a antecipação da PLR serão pagos já nesta sexta-feira, dia 9.

Um protesto havia ocorrido no dia 21 de novembro e um comunicado de greve chegou a ser protocolado.

De acordo com o presidente do Sindicato, André Oliveira, o abono será pago inclusive aos trabalhadores novos.

“A Latasa é do ramo do alumínio, está com produção bem alta. Os trabalhadores cobraram o reconhecimento da empresa pelo esforço feito nessa produção e conseguiram esse grande resultado. O prazo da estabilidade também foi muito importante, serão cinco meses para todos os trabalhadores”, disse.

Segundo balanço do Sindicato, os reajustes e benefícios negociados na Campanha Salarial vão gerar na economia uma injeção de mais de R$ 14 milhões até o Natal. Com os pagamentos de 13º salário, que devem ser pagos até o dia 20, a soma chega a R$ 39 milhões.

A fábrica Latasa atua no ramo do alumínio e tem cerca de 320 funcionários. Ela fica no distrito do Feital, perto da principal cliente, a Novelis.