Colônia de Férias FEM-CUT/SP

Praia do Suarão, que fica a poucos metros da Colônia (Torres Foto e Vídeo)

Os metalúrgicos de Pinda sócios do Sindicato têm mais uma boa opção para viajar com a família, a Colônia de Férias da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo), em Itanhaém, no litoral sul paulista, que pode ser vista da areia da praia.

Após um período fechada em função da pandemia de Covid-19, a colônia está novamente aberta, seguindo todos os protocolos dos órgãos de Saúde.

Segundo o presidente da FEM, Luiz Carlos Dias, o Luizão, a colônia é um benefício pensado com uma grande estrutura e de uma forma que pudesse atender os sócios de todos os 14 sindicatos filiados.

“É uma viagem que vale a pena, a região é muito bonita, com muitas opções de turismo”, disse Luizão.

Piscina com espaço raso para crianças e quiosque (Torres Foto e Vídeo)

As instalações

A colônia conta com infraestrutura sofisticada, com piscina, auditório e 98 apartamentos em uma área de três mil metros quadrados. Além dessa grande piscina, o diferencial da colônia está nos quartos, com camas box, chuveiro multitemperatura e fogão cooktop elétrico, que funciona por indução de energia elétrica.

Quem pode usar

Sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, tanto na ativa quanto os sócios do Comitê dos Aposentados Metalúrgicos.

Quartos modernos, com fogão elétrico por indução (Torres Foto e Vídeo)

Viagem

A Colônia fica a 250 km de Pinda. O trajeto mais comum é seguir pelas Rodovias Presidente Dutra – Carvalho Pinto – Mario Covas – Imigrantes, passando por último pelas cidades de São Vicente (ao lado de Santos), Praia Grande, Mongaguá, chegando em Itanhaém. Logo em seguida está a cidade de Peruíbe.

Local

A colônia está localizada a poucos metros da praia Suarão, que dá nome ao bairro. O endereço é Rua Beritiba, nº 3707 (a numeração das casas nessa rua é fora de ordem. Mesmo que o GPS não dê o local exato, encontrando a rua é fácil achar a colônia sem problemas).

Em alguns minutos andando a pé também é possível encontrar padarias, sorveteria e supermercado, na praça da igreja de Nossa Senhora de Sion.

Reservas

As reservas para a colônia são feitas na sede do sindicato, na Secretaria da Presidência. É necessário apresentar a carteirinha de sócio e fazer o pagamento antecipado, que é repassado à Federação. Cada quarto pode ser usado por até cinco pessoas e dá direito a uma vaga de estacionamento. Informações pelo telefone 3522-1142.

(Torres Foto e Vídeo)

Camas box garantem o conforto na hospedagem

Estrutura conta com 98 apartamentos para atender demanda dos 14 sindicatos (Torres Foto e Vídeo)

Da areia da praia dá pra ver os dois prédios da colônia da FEM-CUT/SP

Sugestões

Praia dos Sonhos – A Colônia fica à apenas 10 km da praia mais famosa da cidade a Praia dos Sonhos, com belas formações rochosas, inclusive a chamada Cama de Anchieta, eleita uma das nove maravilhas da Baixada Santista. Era lá que o jesuíta descansava e buscava inspiração para compor seus poemas e versos durante o período em que viveu na região, no século XVI. Nessa praia foi gravada a novela Mulheres de Areira, em 1970.

Passeio de barco – Um dos atrativos é o passeio de barco até a ilha do Rio Acima, ou Ilha do Mauricinho, que dura cerca de 40 minutos e leva até um reduto ecológico.

Centro histórico – localizado na Praça Narciso de Andrade, o local é repleto de cultura e história e abriga três importantes pontos turísticos. A Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e o Museu Conceição de Itanhaém são atrativos que preservam os 483 anos da Cidade e chamam a atenção pela originalidade e preservação.

Litoral Plaza Shopping – A 40 km da Colônia fica o Litoral Plaza Shopping, o maior da região, com 220 lojas.

Aquário – Desviando cerca de 40 km da rota normal de retorno para Pinda, também é possível passar por Santos e visitar o Aquário Municipal da cidade, o segundo parque público com mais visitação em todo o Estado de São Paulo, com entrada a R$ 5. Nos tanques oceânicos se vê muitas variedades de tubarões, arraias, tartarugas e outras diversidades de peixes marinhos.