Sindicato convoca ex-funcionários da Denso / TK Logística para dar andamento em processo coletivo

Uma das mobilizações dos trabalhadores na fábrica, em 2010

O Sindicato dos Metalúrgicos está convocando funcionários e ex-funcionários da Denso do Brasil Ltda. / TK Logística, antiga fábrica de componentes para indústria automotiva que tinha uma unidade em Pindamonhangaba. O processo abrange apenas quem trabalhou nas funções de técnico em eletrônica e almoxarife.

A TK Logística foi uma empresa terceirizada que atuou dentro da fábrica e chegou a ser comprada pela Denso.

O processo se refere a um período em que não foi feito o pagamento do adicional de periculosidade aos trabalhadores. Quem era técnico em eletrônica deveria receber pelo risco de choque elétrico e quem era almoxarife ficava perto do estoque de materiais inflamáveis.

O presidente André Oliveira, ressaltou o empenho nos processos judiciais em defesa da categoria.

“É mais uma ação importante do Sindicato. Sindicato sempre atento e empenhado em defender a categoria, em ajudar as pessoas a receber aquilo que é direito delas”, disse.

De acordo com o advogado responsável pelo Departamento Jurídico do Sindicato, dr. Marcos Gonçalves, o processo está em fase de liquidação, em que a entidade precisa apresentar para a Justiça do Trabalho as pessoas envolvidas no processo.

“O pagamento ainda não está definido, pois depende essencialmente que o trabalhador participe desta etapa, traga sua documentação, pra gente poder dar andamento”, disse Marcos.

Veja abaixo a regra do processo para definir os envolvidos:

– Técnico em eletrônica – período: 19/12/2002 até o fechamento da empresa

– Almoxarife – período: 19/12/2002 a 09/06/2004 (prazo definido em sentença)

– Devido ao prazo de prescrição, em ambas as funções, quem foi demitido antes de 19/12/2005 não pode estar relacionado no processo

ATENDIMENTO

O Departamento Jurídico irá receber a documentação durante o mês de junho. O atendimento é feito na sede do Sindicato, rua Sete de Setembro, 232, centro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os envolvidos precisam apresentar a carteira de trabalho e um documento de identidade com foto.

Obs.: Parentes de trabalhadores falecidos podem comparecer no sindicato, que terão todas as informações necessárias.

A DENSO EM PINDA

A Denso do Brasil funcionou por muitos anos em Pinda. Ela fabricava compressores de ar para veículos no bairro das Campinas, perto do Marinelli.

Em março de 2010, por questões de mercado e logística, a matriz do grupo japonês decidiu transferir a unidade para Santa Bárbara D’Oeste/SP, onde uma nova fábrica estava sendo construída para centralizar todas as operações perto do principal cliente, a Toyota. O processo de transferência foi concluído em novembro de 2011.

Categoria aprova proposta conquistada com mobilização, em 2010

Na época, a Denso empregava 222 funcionários. Houve uma grande mobilização dos trabalhadores junto com o Sindicato dos Metalúrgicos para conseguir uma boa proposta, com pagamento de um pacote de benefícios tanto pra quem quisesse ir pra Santa Bárbara, quanto pra quem decidisse se desligar da empresa. Foram realizadas muitas reuniões, assembleias, e inclusive uma greve para conseguir uma boa proposta.

Na época, a Prefeitura de Pindamonhangaba também emitiu uma nota dizendo que havia sido comunicada pela empresa da decisão, e que haviam sido realizadas várias reuniões. A Prefeitura ofereceu incentivos fiscais para manter ao menos parte da produção aqui, mas não foi possível mudar a decisão da direção global do grupo.