Campanha Salarial: Índice da inflação já está em 9,15%; veja os alimentos que mais subiram

O índice da inflação medido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) chegou em 9,15% no acumulado dos últimos 9 meses. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 7,71%.

A informação foi divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)-Subseção FEM-CUT/SP nessa quinta-feira, dia 9.

Para o fechamento do índice final que é utilizado como parâmetro nas negociações da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT, ainda faltam ser contabilizados três meses, até a data-base, que é 1º de setembro.

O índice da inflação de maio, de 0,45%, foi um pouco menor do que de abril, de 1,04%, mas ainda assim foi um registro de aumento de preços, e que ocorreu em praticamente todo o país, nas 14 das 16 regiões pesquisadas. O resultado maior foi registrado em Fortaleza, em consequência da alta da energia elétrica e da gasolina.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, André Oliveira, a Campanha Salarial será decisiva na vida dos trabalhadores.

Entrega da pauta no dia 3, na sede da Fiesp

“Tudo muito mais caro, aqui em Pinda e no Brasil inteiro. Não tem condições. As coisas estão tão caras que já estamos vendo até a reduflação, que é quando os fabricantes reduzem a quantidade de produto dentro dos pacotes pra tentar não subir tanto o preço e não perder venda. A unidade dos trabalhadores vai ser fundamental pra recuperar o poder de compra que mês a mês estamos perdendo”, disse.

CESTA BÁSICA

ROBERTO PARIZOTTI (SAPÃO) / MONTAGEMANDRÉ ACCARINI

Outro índice, que também demonstrou a mesma realidade foi o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

De acordo com o portal da CUT com informações do IBGE, a inflação de maio ficou em 0,47%, mas os preços dos alimentos que acumulam altas há 12 meses não aliviam o bolso dos consumidores.

O café moído, o líder no ranking dos preços altos, está 67,01% mais caro, seguido de perto pelo tomate (+55,62%), pela batata inglesa (+54,3%) e cebola (+48,93%), entre outros produtos da cesta básica que estão pela hora da morte.

Confira os produtos da cesta básica que mais subiram em 12 meses:

– Café moído: 67,01%

– Tomate: 55,62%

– Batata-inglesa: 54,3%

– Cebola: 48,93%

– Açúcar refinado: 35,74%

– Óleo de soja: 31,25%

– Leite longa vida: 29,28%

– Farinha de trigo: 27,8%

– Frango em pedaços:  22,71%

– Feijão carioca: 19,03%

– Frango inteiro: 17,81%

– Pão francês: 15,59%

– Manteiga: 12,34%

– Arroz: 10,27%

Redação Sindmetalpinda, com informações do Dieese Subseção FEM-CUT/SP, e de Marize Muniz, do portal da CUT.