Acordos dos metalúrgicos injetam R$ 13,9 milhões na economia até o Natal

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba realizou um balanço do impacto econômico dos acordos firmados na Campanha Salarial deste ano. As negociações irão acrescentar R$ 13,9 milhões na economia até o Natal.

O maior volume é da Gerdau. Só os pagamentos desta quarta-feira, dia 30, do reajuste retroativo à data-base, e de quinta-feira, da segunda parcela do vale-alimentação que foi implantado, serão R$ 3,3 milhões.

Até o momento foram 56 assembleias em porta de fábrica, mobilizações que resultaram em 27 acordos coletivos para 7.200 trabalhadores, mais de 90% da categoria. Na fábrica Elfer, onde os trabalhadores estavam ameaçando entrar em greve, a proposta com abono salarial foi aprovada nessa terça-feira.

As mobilizações continuam acontecendo. Na fábrica Latasa os trabalhadores reprovaram a proposta da empresa e estão ameaçando entrar em greve.

De acordo com o Sindicato, o impacto apenas dos reajustes salariais, abonos e vales de alimentação vai gerar um valor adicional de R$ 13,9 milhões na economia antes do Natal. O impacto sobre os salários de dezembro, que serão pagos depois do Natal, não estão inclusos.

De acordo com o presidente do Sindicato, André Oliveira, o reajuste aplicado é de 9%, que já têm aumento real de salário, mas tem acordos que chegaram a 10%.

“Essa campanha ficou marcada pelo vale alimentação. Ano passado foi implantado na Confab, esse ano foi reajustado. Na Gerdau tivemos três protestos falando da alta dos alimentos, em outras cidades no Brasil onde tem Gerdau também teve, a fábrica fez a implantação inclusive em nível nacional. O Sindicato fez e continua fazendo um esforço enorme para conquistar bons acordos, sempre com responsabilidade e coerência com a realidade de produção de cada empresa, seja o tamanho que ela for”, disse.

Ao longo da campanha a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo) que reúne os 13 sindicatos nas negociações com as bancadas patronais, esteve em Pindamonhangaba, durante paralisações na Gerdau e na Novelis.

13º salário

Um grande volume na economia também será gerado com o 13º salário. O pagamento só do 13º salário gera R$ 26 milhões, mais os abonos e benefícios o total chega a R$ 37,7 milhões.

Atenção! Nesta quarta-feira, dia 30, termina o prazo para as empresas depositarem a primeira parcela do 13º salário. Em caso de atraso, o trabalhador deve fazer a denúncia ao Sindicato.

Nessa parcela, o pagamento deve ser de, no mínimo, 50% do valor do salário proporcional ao tempo de trabalho no ano. A segunda parcela precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro.

Se a fábrica quiser pagar o 13º em parcela única, o prazo também se encerra nesta quarta-feira, dia 30 de novembro.

Somos mais de 8 mil

No dia 29 de novembro o Caged, órgão do Ministério do Trabalho, atualizou os dados de emprego referente ao mês de outubro.

De acordo com levantamento do Sindicato, a categoria metalúrgica de Pinda continua sendo a que mais emprega na cidade, hoje com 8.108 trabalhadores.

Nos últimos 12 meses, 958 vagas foram criadas.

Marcinho, Odirley, Vela, André e Luciano Tremembé, em uma das mobilizações
Várias assembleias ocorreram no turno da zero hora, na Gerdau e na Novelis
Uma das paralisações envolveu mais de 100 sindicalistas de vários sindicatos da região