Acordo vai gerar 250 empregos na Tenaris Confab

Assembleia na unidade Cidade Nova

Um acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, vai gerar 250 vagas de emprego. Na tarde dessa quinta-feira, dia 27, os trabalhadores aprovaram em assembleia mudanças na escala e no regime de trabalho.

O principal ponto, segundo o presidente do sindicato, André Oliveira, é a permissão para a fábrica aplicar a jornada 6×2, em que as folgas nem sempre caem no final de semana.

Ao microfone, o presidente André Oliveira

“Em todos os turnos será necessário fazer contratações. Isso será importante para a competitividade da empresa e a gente conseguiu negociar benefícios em dinheiro para os trabalhadores por conta dessa escala. Lá atrás a gente negociou para preservar empregos, agora a gente está conseguindo fazer grandes acordos, como foi o da Campanha Salarial, em função do aumento da demanda na produção e do esforço de negociação”, disse André.

A proposta também muda o regime dos horistas para mensalistas, o que, de acordo com a direção da Tenaris Confab, melhora o fluxo operacional e a contabilidade. O acordo tem duração de dois anos.

Assembleia na unidade Moreira César

A medida vai gerar 250 postos de trabalho ainda este ano. A proposta vai dobrar a cesta de natal de todos os funcionários que hoje são horistas, o valor vai para R$ 700. Quem trabalhar na escala 6×2, com meia hora de refeição, vai receber mais R$ 327 a cada semestre. Quem trabalhar no Natal e Ano Novo vai receber hora-extra a 150%. Três benefícios suspensos na pandemia foram retomados, o auxílio material escolar, enxoval e o brinquedo de Natal.

Na próxima segunda-feira, dia 31, será pago o abono de R$ 1.000 negociado na Campanha Salarial, que vai injetar R$ 1,5 milhão na economia. A negociação teve também reajuste de 9% nos salários e no vale alimentação.

A Tenaris Confab emprega cerca de 1.500 funcionários nas duas unidades, do bairro Cidade Nova e de Moreira César, e atua na fabricação de tubos para ramo do petróleo.