Vote aqui! Participe da assembleia do eixo da Campanha Salarial 2021

Veja como está o índice de inflação até agora, a explicação da pauta e a luta que teremos com os patrões

O Sindicato reforça a convocação para a categoria participar da assembleia. Esta página tem informações importantes para o trabalhador poder fazer a sua votação.

Assim como nas demais assembleias on-line, a plataforma de votação foi elaborada por empresa especializada, para garantir uma conexão segura e criptografada.

Para o presidente do Sindicato, André Oliveira, a participação nessa assembleia é fundamental.

“Sabemos que os patrões tentam jogar todo o peso da crise nas costas dos trabalhadores, por isso precisamos mostrar nossa unidade. A participação nesta assembleia on-line também é uma demonstração de força da classe trabalhadora”, disse.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

O presidente da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo), Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, afirmou que os eixos da campanha foram pensados para enfrentar o atual cenário brasileiro. Você pode ver os detalhes da pauta no vídeo ou no texto logo abaixo.

“A campanha é Mais Salário para recuperar o poder de compra dos metalúrgicos diante do aumento dos alimentos e combustível, principalmente. Queremos voltar a consumir como antes”, disse.

De acordo com Luizão, a campanha também é Mais Vacina, Mais Saúde, Mais Vida, pois é o momento de continuar a pressão para que o governo compre as mais variadas vacinas e proteja os brasileiros.

“Nossa campanha é por Mais Emprego. Se tivéssemos uma política de reindustrialização, certamente isso traria mais emprego. Se tivéssemos uma política que incentivasse a nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos também traria mais emprego.”

Assim, Luizão reforçou que é muito importante e necessário que os trabalhadores coloquem isso na pauta e cobrem do setor patronal, além de pressionar os governos para que isso ocorra.

DIREITOS

O presidente da FEM-CUT explicou que neste ano a campanha permanece na luta por Mais Direitos.

“É fundamental que continuemos a discutir com o setor patronal a renovação das nossas convenções coletivas nas empresas em que não se tem acordo por dois anos.”

Segundo Luizão, naquelas em que o acordo por dois anos foi firmado a meta é criar condições, principalmente, para que os trabalhadores possam realizar suas tarefas com tranquilidade.

“É necessário, por exemplo, que nós regulamentemos as condições de trabalho do chamado home office. Não dá para admitir que empresas e empresários entendam que o trabalhador fique à disposição 24 horas, como acontece em alguns casos”, afirmou Luizão.

Na opinião do presidente da FEM-CUT, para que tudo isso ocorra é necessário que a Campanha Salarial 2021 seja Mais Unidade.

“Unidos, certamente, iremos conquistar mais.”

INFLAÇÃO

O índice da inflação ainda não está fechado. Mas já é possível dizer que está bem maior do que o ano passado. Ainda faltam três meses para o fechamento do número oficial, e ele já está mais que o dobro do índice final de 2020.

Desde a última data-base da categoria metalúrgica, há nove meses, o INPC (Índice de Preços do Consumidor) está acumulado em 7,7%, sem nem contar os percentuais dos meses de junho, julho e agosto para fechar o índice que será utilizado como parâmetro nas negociações da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT em 2021.

PRAZO PARA VOTAÇÃO

A votação dessa assembleia da Campanha Salarial começa às 7h desta quarta-feira, dia 16, e termina às 18h de quinta-feira, dia 17.

Não sócios precisavam fazer antes um cadastro, conforme divulgado aqui em edital e publicado também nas redes sociais da entidade.