Sindicato cobra anulação de aditivo no contrato de trabalho na Gerdau

Dirigentes orientam trabalhadores a não assinarem aditivo para adequação à LGPD, pois contém cláusulas de outras questões

Comunicado que tem sido enviado diariamente para os funcionários; sindicalistas afirmam que a chefia também têm pressionado os trabalhadores a assinarem

Nessa quarta-feira, dia 16, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou uma reunião com a diretoria da Gerdau sobre um documento que a empresa tem solicitado assinatura aos funcionários.

O sindicato já tem discutido com a fábrica há cerca de 10 dias, desde quando a empresa começou a fazer a comunicação internamente. O documento é uma adequação para a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, mas, segundo o sindicato, contém cláusulas além do necessário para enquadramento à nova lei.

O presidente da entidade, André Oliveira, orienta aos trabalhadores da Gerdau que não assinem o documento.

“Não é só a LGPD. Tem cláusulas ali que interferem no salário, que assumem custos de equipamento, de EPI, além de cláusulas sociais. A empresa não explica o documento, os facilitadores têm pressionado os funcionários e eles mesmo não sabem explicar. Estamos cobrando negociação disso, fizemos essa reunião, e já posicionamos isso pra empresa. Atenção, não assinem enquanto não esclarecerem todos os pontos. Sabemos que tem trabalhadores que já assinaram. Estamos cobrando que anulem esse documento”, disse.

Já participou da assembleia da Campanha Salarial?

Vote aqui! Participe da assembleia do eixo da Campanha Salarial 2021