Trabalhadores fazem paralisação contra acidentes na Latasa

Os trabalhadores da fábrica Latasa fizeram mais uma paralisação de uma hora nesta quarta-feira, dia 10 de abril, para cobrar melhorias na segurança. Um acidente ocorreu na fábrica, com queimadura de alumínio líquido. Outra paralisação por excesso de acidentes já havia ocorrido 2 meses atrás.

O protesto criticou a postura de um coordenador de produção que está tentando eliminar os intervalos entre cada vazamento do forno. Por ser uma atividade muito agressiva, com excesso de calor, os operadores precisam de pausas para se hidratar. O que antes era de 20 minutos ele está tentando cortar para 5 minutos.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, também critica a pressão por produção que tem aumentado cada vez mais.

“Em apenas um mês teve 5 acidentes, em fevereiro. Agora aconteceu mais um. A fábrica vai esperar o que? Essa área é super agressiva. Os trabalhadores tomam soro nessas pausas pra você ver o quanto isso é desgastante para a saúde. E a chefia em cima metendo pressão, falando que não precisa parar. É aí que o acidente acontece. A fábrica precisa mudar a sua postura. Os protestos vão aumentar”, disse.

O acidente que ocorreu este mês provocou queimaduras na perna de um funcionário. No último protesto, a empresa se comprometeu em comunicar os acidentes para o Sindicato, mas isso não ocorreu.

“A Cipaa também não foi comunicada. Teve gente falando que o acidente não era nada, foi grave sim, eu vi. Até quando vamos aceitar acidentes como esse aqui dentro?”, disse Fabiano, que é membro da Cipaa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

#MetalurgicosPinda