Herivelto Vela se licencia do Sindicato para disputar Prefeitura de Pinda

O vereador Herivelto Vela com documento sobre seu licenciamento do cargo de vice-presidente para disputar as eleições deste ano

O vereador Herivelto Vela, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, realizou nessa quinta-feira, dia 4 de abril, seu pedido de afastamento do cargo da entidade por ser pré-candidato a prefeito de Pinda nas eleições deste ano.

Vela nasceu em Pinda, é dirigente sindical pela fábrica Gerdau, onde é funcionário há mais de 18 anos. Tem formação de bacharel em Direito e de técnico em Segurança do Trabalho. Em 2020, ele foi eleito como vereador mais votado de Pinda, com 2.161 votos.

Vela foi citado em veículos de imprensa, inclusive de nível nacional (veja aqui), com chances reais de vencer a disputa para prefeito. As reportagens tomam como base a última pesquisa eleitoral oficial, realizada pela Paraná Pesquisas. Em um dos cenários, Vela aparece em empate técnico no primeiro lugar com 24,4% das intenções de voto, contra 28% do atual vice-prefeito da cidade. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Comentaristas políticos também apontam o fato de Pinda ser o berço político de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, e da trajetória de Vela ser semelhante à do presidente Lula, como sindicalista do ramo metalúrgico. Os repasses do Governo Federal para o município no ano passado somaram R$ 192 milhões. O valor é o maior desde 2020, quando foram transferidos R$ 195 milhões.

“Durante meu mandato como vereador, continuei nas portas de fábrica e vou sempre atuar pelos metalúrgicos, por emprego, por salários e direitos. Também atendi demandas de várias categorias, como servidores, professores, coletores, terceirizados, fiz gabinete itinerante nos bairros, inclusive aqueles que não recebem atenção, e hoje conheço muito melhor a nossa cidade, suas carências, na saúde e tantas outras áreas. A minha atuação é pelo povo trabalhador”, disse.

Protocolando o documento, com a secretária da presidência, Maria Madalena
Junto ao advogado do sindicato, dr. Marcos Gonçalves