Sindicato dos Metalúrgicos convoca assembleia geral da Campanha Salarial

Assembleia será presencial, na quinta-feira, a partir das 17h30, na sede do sindicato

Foto da assembleia da Campanha Salarial do ano passado; agora o uso de máscaras está liberado

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba convoca toda a categoria para assembleia geral da Campanha Salarial que será realizada na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, para decidir as bandeiras de luta e a pauta de reivindicações.

A assembleia será presencial, na sede do sindicato, com primeira chamada às 17h30 e segunda chamada as 18h.

A FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT em São Paulo) tem realizado grandes discussões com os sindicatos filiados, dois encontros presenciais aconteceram, um no ABC e outro em Sorocaba, além de diversas reuniões e plenárias on-line.

O Sindicato tem participado das atividades com o presidente André Oliveira e os dirigentes Odirley Prado, Marcio Fernandes e Luciano – Tremembé.

O presidente da FEM-CUT, Erick Silva, destacou a importância dos sindicatos e da categoria para atingir os objetivos.

Erick Silva (foto de Adonis Guerra)

“Temos um grande desafio. Cada ação nossa tem um papel importante na recuperação dos nossos direitos e da soberania brasileira. As propostas de todos os Sindicatos (que compõem a FEM/CUT) foram incorporadas na nossa pauta e discutimos muito os eixos principais com a ideia de aprimorá-los. A mobilização dos trabalhadores para a Campanha Salarial faz parte do processo de luta que teremos este ano para fortalecer o projeto da classe trabalhadora”, disse.

Segundo o presidente do SindmetalPinda, André Oliveira, a campanha deste este ano também terá muita dificuldade.

“A inflação do país está fora de controle, já está maior do que o ano passado, que foi alto, acima de dois dígitos. Com certeza, o patronal vai vir muito duro, alegando preço dos combustíveis, de matéria-prima, já está querendo atacar a estabilidade de quem sofreu acidente de trabalho. Vamos precisar de muita unidade na categoria pra quebrar a choradeira do patrão, garantir os direitos e um reajuste digno para os trabalhadores”, disse.

De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o índice de inflação já está maior que o ano passado. De setembro a março, os trabalhadores metalúrgicos já acumulam 7,54% de perdas salariais. Em 2021, o índice era de 6,28% e 2020 era de 2,31%.

Os dirigentes de Pinda que são membros da FEM-CUT/SP, Marcio Fernandes e Odirley Prado, em mais uma reunião de Campanha Salarial nessa terça-feira, dia 3 de maio
Encontro da Campanha Salarial em Sorocaba
Encontro da Campanha Salarial no ABC

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CAMPANHA SALARIAL 2022

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO, ELETRÔNICO, SIDERÚRGICO, OFICINAS MECÂNICAS, ELETRO-ELETRÔNICAS, SERRALHERIAS E DE AUTOPEÇAS DE PINDAMONHANGABA (e Distrito de Moreira César e Roseira), registro sindical nº 044.137.02431-5, CNPJ nº 45.379.252/0001-01, estabelecido na sede localizada à Rua Sete de Setembro, no 135/146, Bairro: centro, cidade Pindamonhangaba/SP, na pessoa de seu Diretor-Presidente ANDRÉ DA SILVA OLIVEIRA, nos termos do Estatuto Social, CONVOCA todos os trabalhadores integrantes da categoria profissional, ASSOCIADOS OU NÃO ao Sindicato, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que fará realizar no próximo dia 05 de maio de 2022, na sede do Sindicato, às 17:30hs., em primeira convocação e, em não tendo quorum às 18:00hs., em segunda convocação, tudo conforme determina o Estatuto Social da entidade, tendo em pauta a seguinte ordem do dia:

a) Leitura, discussão e deliberações sobre a Ata da Assembleia Geral anterior;

b) Apresentação e deliberação a respeito da PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2022, sendo as pertinentes pautas subdivididas da seguinte forma:

PAUTA CHEIA – (CLÁUSULAS SOCIAIS E ECONÔMICAS): FIESP e seus Sindicatos patronais coordenados). SINIEM; SICETEL; SIESCOMET; SIMEFRE; SIAMFESP; SINAFER; SINDIMAQ; e SINAEES: (1- aumento no piso salarial e nos demais salários pelo o INPC integral, mais aumento real em índice a ser apresentado no decorrer das negociações; 2 – Contribuição Negocial observando-se o momento atual; 3 – Cláusulas econômicas e a cláusula do seguro de vida e auxílio funeral com vigência por um ano; 4 – Renovação das demais cláusulas sociais com vigência por um ano, com cláusula de compromisso de ambas as partes para caso de necessidade negocial por motivo político, jurídico e econômico relevante e superveniente).

PAUTA PARCIAL – (CLÁUSULAS ECONÔMICAS com vigência por um ano): SINDRATAR; SIFESP; SINDICEL; SINDIFUPI; SINDIPEÇAS; SINDIFORJA; e SINPA: (1- aumento no piso salarial e nos demais salários pelo o INPC integral, mais aumento real em índice a ser apresentado no decorrer das negociações; 2 – Contribuição Negocial observando-se o momento atual; 3 – Renovação da cláusula do seguro de vida e auxílio funeral com vigência por um ano; 4 – Prorrogação das demais cláusulas sociais até 31 de agosto de 2023).

c) Autorização para diretoria celebrar Convenção Coletiva de Trabalho e/ou Acordo Coletivo de Trabalho, bem como, se necessário, instaurar Dissídio Coletivo, e ainda, em não havendo acordo, deflagrar movimento paredista (Greve).

d) Outros assuntos de interesse da categoria.

Pindamonhangaba, 3 de maio de 2022.

ANDRÉ DA SILVA OLIVEIRA