Sindicato discute transporte de alunos na Comissão Municipal de Emprego

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba participou, no dia 10 de agosto, de uma reunião da Comissão de Trabalho e Emprego de Pinda, que reúne dirigentes do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), membros da Prefeitura, sindicatos de trabalhadores e também patronais.

De acordo com o dirigente sindical Gilson Leandro, Secretário de Comunicação da entidade, a reunião foi bastante produtiva.

Um ponto importante da discussão foi como fazer a inclusão de pessoas acima de 55 anos de idade no mercado de trabalho. Pessoas que já trabalharam com carteira assinada, têm bastante conhecimento e hoje estão desempregadas.

Outra questão foi sobre as medidas de promoção ao primeiro emprego. Gilson levantou um problema que tem recebido da população sobre o transporte.

De acordo com ele, os alunos de curso técnico podem pagar metade do valor da passagem de ônibus, mas os de cursos livres não. A VivaPinda não aceita. Tem alunos que fazem provas, conseguem conquistar uma bolsa para fazer cursos livres, cursos que são um pouco mais curtos, mas não conseguem fazer porque não tem condições de pagar a passagem integral.

“Sabemos que a VivaPinda é uma empresa que mal paga corretamente o salário dos funcionários. Eu mesmo já participei de três greves. E ela não fornece nenhum benefício para alunos de curso livre, não tem desconto nem de 1 centavo de passagem, então não adianta de nada. O aluno não consegue fazer”, disse Gilson.

A próxima reunião está marcada para o dia 18 de outubro.