PLR da Latasa tem 50% de aumento e vai injetar R$ 1,2 milhão na sexta-feira

Assembleia que aprovou proposta (fotos Guilherme Moura)

Os trabalhadores da fábrica Latasa, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nessa quarta-feira, dia 10 de agosto, uma nova proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que teve aumento de 50% no valor total e vai injetar R$ 1,2 milhão na economia nesta sexta-feira.

Na semana passada uma proposta da empresa havia sido reprovada. Um comunicado de greve chegou a ser aprovado e protocolado pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

A nova proposta tem valor total de R$ 6.000, que é 50% maior do que a PLR do ano passado, e a maior parte será paga já nesta sexta-feira, dia 12, quando cada um dos 320 trabalhadores receberá o valor de R$ 4.000, o que irá injetar cerca de R$ 1,2 milhão na economia. A segunda parcela será paga em janeiro.

A proposta também inclui dois meses de garantia de emprego ou salário a todos os trabalhadores.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, apontou outras melhorias alcançadas ao longo das negociações.

“Batemos muito na questão de segurança, fizeram a troca da escavadeira chamada Poclain, a troca das empilhadeiras está programa também. Em menos de um ano, teve 117 correções de salário que cobramos e agora essa grande proposta de PLR, que é resultado da mobilização dos trabalhadores por um valor coerente com a produção da fábrica, que esteve alta todos os meses”, disse André.

André também ressaltou a atuação da Comissão de PLR nas negociações.

“Agradecemos a comissão de PLR, com os companheiros Claudinei e Ditão, pela insistência, pela seriedade nas negociações, também ao dirigente Marcinho, que esteve junto comigo, e mantivemos firmes até chegar em uma proposta que contemplasse a categoria.”

O ato também integrou as mobilizações pela Campanha Salarial 2022. A fábrica Latasa atua no ramo do alumínio e tem cerca de 320 funcionários. Ela fica no distrito do Feital, perto da principal cliente, a Novelis.

Ao microfone, Claudinei, e ao fundo Ditão, ambos membros da Comissão de PLR
O dirigente sindical Marcinho, que também participou das negociações

Outros pontos da negociação

Avanços que já aconteceram