Novelis anuncia investimento de R$ 450 milhões e prevê nova fábrica em Pinda

Expansão vai ampliar capacidade de produção até que a empresa construa um nova fábrica ao lado da atual

Foto aérea da fábrica em Pinda (foto Revista Alumínio.com.br)

Em novembro, no evento de conclusão da obra de expansão da Novelis, já havia rumores de um novo investimento na fábrica. Agora temos a confirmação.

O presidente da Novelis na América do Sul, e vice-presidente sênior do grupo, Francisco Pires, em entrevista ao jornal Valor Econômico, deu mais detalhes sobre os planos para Pindamonhangaba.

A empresa, do grupo indiano Aditya Birla, fará um investimento de R$ 450 milhões no Brasil para aumentar, mais uma vez, a capacidade de produção na Novelis. Serão 70 mil toneladas a mais na capacidade de produção ao ano até 2024.

Também haverá investimento de R$ 17 milhões na criação de um Centro de Soluções ao Cliente em São José dos Campos, esse mais recente, com previsão já para o segundo semestre deste ano.

A unidade será um polo de inovação da empresa, vai oferecer serviços de design de latas e projetos para redução de pegada de carbono (reduzindo a espessura da lata). O espaço está em fase de adequação e terá cerca de 3 mil metros quadrados.

A nova expansão em Pinda é necessária para atender a demanda crescente do setor e está inserida em um projeto ainda maior, de construção de uma nova fábrica, em um terreno ao lado da atual. O projeto está em estudos finais e deve ser apresentado aos acionistas da Novelis até o final do semestre.

No dia 23 de novembro, a empresa realizou a cerimônia de conclusão do investimento de R$ 750 milhões já aplicado na fábrica. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Herivelto Vela, esteve presente.

Vela, durante evento de conclusão do investimento, em novembro

Em novembro, também em entrevista ao Valor Econômico, Francisco Pires já havia informado que essa nova fábrica que está sendo estudada deve envolver um investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões e contemplar o que há de mais moderno no setor.

O dirigente sindical da Novelis Odirley Prado comemorou a confirmação dos novos investimentos e a boa perspectiva para a unidade.

Odirley Prado, durante mobilização na fábrica (foto de 2019 – antes da pandemia da Covid-19)

“O projeto é muito forte. Em novembro ela concluiu a instalação do novo forno pra fabricação de chapas, melhorias em várias áreas, como Reciclagem, Preparação de Placas, Refusão, Laminação a Quente, Laminação a Frio, Acabamento. A Novelis tem um novo terminal ferroviário e até fonte própria de captação de água do rio Paraíba. Agora mais confirmações de investimentos. É Pinda se destacando. O Sindicato torce pra que dê certo e gere muitos empregos pra nossa cidade”, disse.

A planta de Pinda hoje tem capacidade de produção de 680 mil toneladas de chapas de alumínio e de reciclagem de 490 mil toneladas de alumínio por ano.

INOVAÇÃO

A Novelis divulgou que está trabalhando junto aos clientes para desenvolver e produzir garrafas de alumínio distintas, que oferecem a mesma portabilidade, leveza e capacidade de reciclagem que as latas atuais, mas com o benefício adicional de poderem ser vedadas novamente.

Além disso, a Novelis também trabalha em tecnologia para apoiar clientes que procuram atender a demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis para novas categorias de bebidas. O Centro de Soluções ao Cliente que será construído em São José dos Campos tem esse objetivo.

O projeto conta com o suporte da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo).

MUNDO

A Novelis é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 15 mil profissionais e receita de US$ 12,2 bilhões, referente ao ano fiscal de 2021.

Em janeiro, a empresa anunciou projetos totalizando cerca de US$ 500 milhões, incluindo um investimento de US$ 375 milhões para expandir suas capacidades de laminação e reciclagem em Zhenjiang, na China, e um investimento de US$ 130 milhões em sua planta de Oswego, em Nova York.