Metalúrgicos de Pinda aprovam pauta da Campanha Salarial 2022

Assembleia geral na sede do sindicato

A categoria metalúrgica de Pindamonhangaba aprovou em assembleia geral na quinta-feira, dia 6, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2022, que traz a luta pela “Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”. A assembleia também discutiu a Medida Provisória 1113 que pode prejudicar vítimas de acidente de trabalho.

Veja também: Sindicato discute MP 1113 que pode prejudicar vítimas de acidente de trabalho

A assembleia ocorreu de forma presencial na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com forte presença dos trabalhadores.

A Campanha Salarial ocorre de forma conjunta com 13 sindicatos filiados à FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT em São Paulo). Essa assembleia aprovou a pauta de reivindicações que será entregue para as bancadas patronais.

De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o índice de inflação já está maior que o ano passado. De setembro a março, os trabalhadores metalúrgicos já acumulam 7,54% de perdas salariais. Em 2021, o índice era de 6,28% e 2020 era de 2,31%.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, ressaltou a dificuldade que a categoria deverá enfrentar este ano.

“Inflação fora de controle, tudo mais caro. No ano passado já tentaram rebaixar salário, parcelar reajuste, retirar direitos, e este ano, com certeza, os patrões vão tentar jogar todo o aumento do custo de produção nas costas dos trabalhadores. Essa assembleia aqui no sindicato, com bastante gente, foi importante, toda demonstração de unidade será importante nesta Campanha Salarial”, disse.

O tema desta Campanha Salarial é:

JUNTOS PELA RECONSTRUÇÃO, DOS DIREITOS, DOS SALÁRIOS, DA DEMOCRACIA E DO PAÍS.

O eixo da Campanha Salarial é:

– REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO

– AUMENTO REAL

– VALORIZAÇÃO DOS PISOS

– VALORIZAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA

– MANUTENÇÃO DOS DIREITOS

– REINDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍS

Dois tipos de pauta de reivindicações foram aprovados:

PAUTA CHEIA

CLÁUSULAS SOCIAIS E ECONÔMICAS: FIESP e seus Sindicatos patronais coordenados – SINIEM; SICETEL; SIESCOMET; SIMEFRE; SIAMFESP; SINAFER; SINDIMAQ; e SINAEES.

Fábricas: Gerdau, GV do Brasil, Confab, Incomisa, Novametal, Cosmetal, entre outras.

1) Renovação das cláusulas sociais pré-existentes com algumas alterações;

2) Renovação da cláusula de seguro de vida e auxílio funeral com alterações;

3) Aprimoramento da cláusula de custeio da negociação coletiva;

4) Inclusão de cláusulas novas gerais;

5) Correções salariais pelo índice da inflação acrescidos de aumento real.

PAUTAS PARCIAIS

Constituídas só de Cláusulas Econômicas, (vez que as cláusulas sociais destes grupos possuem vigência até 31.08.2023), que serão entregues para o SINDRATAR; SIFESP; SINDICEL;  SINDIFUPI;  SINDIPEÇAS;  SINDIFORJA e SINPA:

Fábricas: Novelis, Latasa, Elfer, Bundy, Bontaz, Koide, Caea, entre outras.

1) Renovação da cláusula de seguro de vida e auxílio funeral com alterações;

2) Aprimoramento da cláusula de custeio da negociação coletiva;

3) Inclusão de cláusulas novas específicas, (a exemplo de redução de jornada; ultratividade; valorização das normas coletivas; nacionalização de componentes e equipamentos etc);

4) Correções salariais pelo índice da inflação acrescidos de aumento real, e outras reivindicações