Confab Equipamentos vai migrar para o negócio de tubos

1/3 da mão de obra da unidade já está há cerca de 2 anos no negócio de tubos e agora se dedicará completamente para a atividade principal do grupo Tenaris

A Confab Equipamentos, unidade da Tenaris Confab que emprega cerca de 400 funcionários no distrito de Moreira César, irá migrar para o negócio principal do grupo, que é a fabricação de tubos de aço e acessórios para o setor de petróleo e gás.

Na quarta-feira, dia 13, ocorreu uma reunião entre a direção da empresa e a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. A questão já vinha sendo discutida há três semanas e a empresa informou mais detalhes da transição.

Reunião ocorreu no hotel Intercity Pátio Pinda

No dia 21 de março foi realizada comunicação interna e também para o Sindicato sobre a decisão da empresa, que é uma decisão corporativa do grupo Tenaris, após análises econômicas de viabilidade da unidade Equipamentos.

De todos os países, a unidade era a única da empresa que ainda atuava fora do negócio de fabricação de tubos.

A unidade deixará de produzir equipamentos industriais e terá suas atividades inteiramente voltadas à produção de hastes de bombeio e ao segmento de conectores soldados em tubos, revestimentos e acessórios tubulares.

Em reunião, a direção da empresa afirmou que o negócio de equipamentos há anos enfrenta dificuldades em competir neste mercado no Brasil.

Na crise ocorrida dois anos atrás, a unidade já passou a atuar com conectores, que integra o negócio de tubos. Hoje cerca de um terço da mão de obra está nessa atividade, em Moreira César.

A fábrica ainda tem obras de Equipamentos em andamento para a LD Celulose, no Sul de Minas, e para o grupo Klabin, com demanda ainda para alguns meses. Outras obras não se confirmaram.

O Sindicato questionou a empresa se há previsão de um grande volume de demissões. A empresa afirmou que ainda não tem um número de excedente de mão de obra, pois o reaproveitamento dos funcionários está sendo avaliado e necessita de análises individualizadas, e os trabalhadores de Moreira Cesar estão sendo entrevistados para outras posições na unidade Tubos.

A empresa ressaltou que ao fazer o anúncio dessa transição, o próprio presidente da empresa no Brasil, Renato Catallini, afirmou que deve ser feito o máximo possível de aproveitamento de mão de obra.

Até o momento não houve demissões e as contratações previstas para unidade Tubos foram suspensas para fazer esse remanejamento dos atuais funcionários.

Segundo o presidente do Sindicato, André Oliveira, novas reuniões devem ocorrer.

“Essa reunião foi específica para tratar sobre isso. Os trabalhadores estão bem apreensivos. Foi uma reunião positiva, esclareceu muitas dúvidas, mas nós fomos firmes em cobrar que se houver previsão de um volume grande de demissões que a empresa nos comunique antes, e eles firmaram esse compromisso conosco”, disse.

Os dirigentes sindicais na Confab Equipamentos, Vicente Caetano – Serrinha e Evair Bueno tem acompanhado de perto a questão.

“Temos conversado bastante com a empresa, desde o dia que anunciaram. É uma questão complexa. Muitos acharam que a “Temos conversado bastante com a empresa, desde o dia que anunciaram. É uma questão complexa. Muitos acharam que a empresa estava fechando, por não existir mais Confab Equipamentos, não se trata disso, é uma transição. E o sindicato está fazendo o seu papel, sempre questionando pra fazer a defesa dos trabalhadores”, disse Serrinha.

DEMANDA

Segundo a empresa, há alguns anos o grupo analisa essa transição e chegou agora no melhor momento para fazer isso, quando está ocorrendo um aumento de demanda do negócio de tubos. O preço do gás disparou na Europa. Muitos países eram dependentes do gás fornecido pela Rússia, que foi suspenso na guerra, e isso pode aquecer ainda mais o setor.

De acordo com a empresa, os conectores da Tenaris estão sendo muito bem aceitos no mundo. Há uma participação importante da Tenaris no gasoduto que ligará o Qatar até a Alemanha.

Hoje a Confab Equipamentos atua com um turno de produção para fabricação de conectores. A projeção é que possa chegar a até três turnos nessa atividade.

ARGENTINA

Alguns funcionários da Confab Equipamentos ficaram preocupados com informações de que a empresa estaria propondo transferência de trabalhadores para a Argentina.

O sindicato questionou isso na reunião. A empresa afirmou que isso foi uma oferta para a liderança sobre oportunidades que apareceram com a melhoria do negócio petrolífero no mundo, a título de aperfeiçoamento de currículo.

A empresa esclareceu que está avaliando todas as formas de aproveitar as pessoas, inclusive em outras unidades ou empresas do grupo Tenaris.

Se houver alguma oportunidade concreta, trabalhadores podem receber o convite para se transferir para outra empresa. Existe ainda a perspectiva de novos projetos no curto ou médio prazo.

CNPJ

Muitos trabalhadores também questionaram o sindicato sobre mudança do CNPJ e vínculo empregatício.

A direção da empresa afirmou que o vínculo continua com a mesma empresa, que tem um registro único, como “Confab Industrial”, com duas unidades, uma unidade matriz no bairro Cidade Nova, e uma unidade filial em Moreira César.

O vínculo empregatício continua exatamente da mesma forma, inclusive para questões de estabilidade da Cipa.