Campanha Salarial: Índice da inflação já está em 8,66%, faltando 4 meses

FOTO: ADONIS GUERRA – ASSEMBLÉIA DE CAMPANHA SALARIAL DO ABC

Os 13 sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) no estado de São Paulo finalizaram as assembleias com as respectivas bases para aprovação das pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2022 (confira abaixo) e terão um grande desafio pela frente.

Em oito meses, a data-base dos metalúrgicos já acumula 8,66% de perdas com a inflação. O número leva em consideração o INPC (Índice de Preços ao Consumidor), que teve alta de 1,04% em abril. Ainda falta contabilizar quatro meses para o fechamento do índice oficial da inflação até a data-base, que é dia 1º de setembro.

O índice foi divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) nessa quarta-feira, dia 11. O resultado apresentado é o maior para o mês de abril desde 2003. No mesmo período do ano passado, a data-base da categoria metalúrgica estava em 6,68%.

Entrega da pauta

Ao todo, a FEM-CUT/SP e os sindicatos representam quase 200 mil metalúrgicos no estado. A entrega das pautas para as bancadas patronais está prevista para o início do mês de junho e, a partir daí, inicia-se o processo de negociações.

“A nossa pauta tem um conjunto de direitos assegurados aos trabalhadores e eixos importantes que também foram votados, com o tema principal da reconstrução dos salários, dos direitos, da democracia e do nosso país. A partir de agora, cabe à Federação e os sindicatos a melhor negociação possível”, destaca Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP.

Erick enfatiza ainda a importância de os metalúrgicos estarem prontos para a luta.

“Os trabalhadores têm que estar atentos à mobilização e também ao momento de avaliação. Quando tivermos propostas, o trabalhador vai ser chamado a avaliar e dizer se concorda ou não e também para construir a mobilização junto aos sindicatos e convencer os patrões do que é importante para toda categoria. Temos certeza que será uma campanha vitoriosa com a participação de todos e todas”.

Inflação em alta

Com a alta da inflação, a Campanha Salarial 2022 tende a ser bastante desafiadora, como aponta Max Pinho, secretário geral da FEM-CUT/SP.

“Em 2021, enfrentamos um cenário parecido, com a inflação em alta e muita dificuldade nas negociações. Este ano, não será diferente. Já temos o indicativo da inflação acima dos 10% e os dados apontam para a queda da produção industrial, falta de componentes e o avanço do agronegócio. Tudo isso tem grande impacto nas mesas de negociação com as bancadas patronais”.

PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CAMPANHA SALARIAL 2022 DA FEM-CUT/SP

Ele afirma que a FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados estão prontos para o desafio.

“Os próximos meses serão de muita luta e resistência. Temos compromisso de manter os direitos e garantir reajuste para toda categoria. Além disso, precisamos nos empenhar para recuperar o nosso país e reconstruir nossos direitos. E vamos firmes com a certeza que seremos vitoriosos”.

Confira os pontos aprovados

Slogan da Campanha Salarial 2022:

“Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País”

Eixos:

1. Reposição da Inflação;
  2. Aumento Real;
  3. Valorização dos Pisos;
  4. Valorização da CCT;
  5. Manutenção dos Direitos;
  6. Reindustrialização do País.

Fonte: Redação Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba