Paralisação na Latasa cobra mais transparência nos laudos de segurança

Os trabalhadores da fábrica Latasa, de Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação no dia 19 pela Campanha Salarial e para cobrar mais transparência da empresa nos laudos de segurança.

A pauta da Campanha Salarial deverá ser entregue aos patrões no início de junho. As mobilizações nas fábricas devem ser intensificadas.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, além de acidentes que têm ocorrido, trabalhadores também relataram para o Sindicato que a fábrica tem feito novas medições de calor, ruído e poeira em áreas onde já é pago o adicional de insalubridade.

De acordo com o presidente André Oliveira, não houve nenhuma melhoria no sistema que justifique a nova medição, mas o problema é que elas estão sendo feitas com forno desligado, com equipamentos desligados, e colocando os aparelhos em trabalhadores que ficam longe do local.

“Um laudo com medição baixa pode camuflar uma situação agressiva e prejudicar os trabalhadores no futuro. O Sindicato está atento a tudo que acontece na fábrica e cobra da empresa que faça essas medições de forma correta, sem manobra”, disse.

No protesto, também foi denunciada a situação da escavadeira Poclain com garra sucateira que está na prensa da Planta 1. Segundo relatos, é a mesma Poclain que foi classificada como sucata na Novelis e agora está na Latasa. Ela tem muito vazamento de óleo e, como não tem cabine, a chuva cai no painel elétrico, provocando risco alto de choque.

A fábrica Latasa atua no ramo do alumínio e tem cerca de 300 funcionários. Ela fica no distrito do Feital, perto da principal cliente, a Novelis.