Repúdio ao terrorismo! Acampamentos devem ser desmontados

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba manifesta aqui o seu repúdio contra os atos terroristas ocorridos neste domingo, dia 8, em Brasília. Centenas de bolsonaristas atacaram a destruíram as sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.

Como reação, o presidente Lula determinou intervenção federal na segurança pública de Brasília. O ministro do STF Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 anos e ordenou o fim de todos os acampamentos de bolsonaristas em todo o país no prazo de 24 horas.

Cerca de 40 ônibus com mais de 1.300 golpistas estavam sendo escoltados pela PM em direção à sede da Polícia Federal em Brasília para uma triagem. Ainda há dezenas de golpistas ainda nos acampamentos que também deverão ser levados à sede da PF, na manhã desta segunda-feira, dia 9.

Em depoimentos, bolsonaristas que promoveram a depredação das sedes dos três poderes em Brasília admitiram terem sido financiados por “gente do agro”, informou à GloboNews na manhã desta segunda-feira. 204 pessoas já foram autuadas, cerca de 30 afirmaram nos depoimentos terem recebido financiamento de alguns empresários do agronegócio, divulgou o canal.

Vários atos terroristas foram convocados para as refinarias, mas fracassam, segundo informação da FUP (Federação Única dos Petroleiros).

Sindicatos seguem alertas. Vários atos em defesa da democracia estão programados.

DENUNCIE OS TERRORISTAS

Reconheceu alguém durante o ataque? Conhece alguém que foi a Brasília para atentar contra a democracia? Denuncie já! Envie o nome e as provas para [email protected].

NOTA OFICIAL DA CUT

A CUT (Central Única dos Trabalhadores), que sempre defendeu o direito à livre manifestação e a defesa das justas reivindicações da classe trabalhadora e de toda a sociedade brasileira, vem a público repudiar de forma veemente a ação terrorista perpetrada por bolsonaristas, vândalos e radicais, que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, numa afronta à democracia e ao Estado Democrático de Direito.

A CUT denuncia a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que, a despeito de todos os alertas da imprensa, parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça não tomaram as medidas necessárias nem disponibilizaram os efetivos policiais suficientes para impedir que os terroristas se deslocassem dos seus acampamentos e alcançassem os seus objetivos. Na diplomação do presidente Lula, no dia 12 de dezembro, esses mesmos terroristas também vandalizaram Brasília sem que houvesse uma só prisão em flagrante ou uma ação efetiva para impedir os atos terroristas.

Diante desses fatos gravíssimos, nunca antes vistos na história do Brasil, a CUT apoia integralmente o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interviu nos órgãos de segurança pública do Distrito Federal.

A CUT exige a apuração e a punição exemplar de todos os participantes e de todos aqueles que financiaram, convocaram e contribuíram para que essa violência contra a democracia brasileira fosse organizada e concretizada.

A CUT exige também a responsabilização do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e dos comandantes da PM e dirigentes da segurança pública do GDF.

A CUT defende incondicionalmente a democracia e o Estado Democrático de Direito e conclama a todas as organizações do movimento sindical, sociais e da sociedade civil organizada a também defender a democracia e o respeito às regras democráticas.

A CUT entende que os atos cometidos neste domingo, 8 de janeiro de 2023, são inaceitáveis e devem ter uma resposta à altura de todos aqueles que defendem a democracia.

Em defesa da Democracia e do Estado de Direito!

Em defesa da vontade do povo brasileiro!

São Paulo, 08 de janeiro de 2023.

Executiva Nacional da CUT