Proposta com 1 ano de garantia de emprego é aprovada na Gerdau de Pinda

Assembleia no turno da manhã que aprovou proposta com grande aceitação, assim como nos outros dois turnos

À 0h dessa sexta-feira, dia 4, foi definida a Campanha Salarial na Gerdau, após a aprovação de uma medida alternativa para manter os empregos ter sido aprovada em todos os turnos da fábrica.

VEJA O VÍDEO

Devido à baixa produção, há dois meses o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT discute uma proposta para evitar demissões na planta que, segundo a direção da empresa, está com um excedente de 300 funcionários. Duas etapas de lay-off já foram implantadas.

Na proposta aprovada, o reajuste salarial será pago em forma de abono no valor de R$ 6 mil. Todos os trabalhadores terão garantia de emprego por um ano e a garantia de que em 2016 seja pago o índice integral da inflação.

Direção do sindicato apresentando proposta após 2 meses de negociação; ao microfone, Herivelto - Vela
Direção do sindicato apresentando proposta após 2 meses de negociação; ao microfone, Herivelto – Vela

Segundo o secretário-geral do sindicato, Herivelto Moraes – Vela, a proposta não é a ideal, mas representa o desejo da categoria. “O reajuste é melhor porque é incorporado no salário e assim interfere até no valor da aposentadoria. Mas a produção está realmente baixa e essa garantia de emprego trouxe a tranquilidade que os trabalhadores precisavam”, disse Vela.

De acordo com o sindicalista André Oliveira, depois de a categoria ter reprovado a proposta de seis meses no dia 10 de novembro o Comitê Sindical da Gerdau conseguiu chegar na proposta de um ano. “Essa mobilização foi essencial para alcançar a nova proposta. Foram dois meses de negociação, até uma plenária no sindicato foi feita, além das várias reuniões para alcançar esse resultado”, disse Andrezão, coordenador do comitê.

Atualmente, a Gerdau de Pinda emprega cerca de 1.700 trabalhadores na produção de laminados a aço, dos quais 200 estão em lay-off.

Assembleia no turno da tarde
Assembleia no turno da noite