Proposta aprovada na Novelis irá injetar mais de R$ 2,6 milhões na economia

Assembleia que aprovou proposta no turno da manhã

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram uma nova proposta da Campanha Salarial nessa sexta-feira, dia 28. Dois dias antes a categoria realizou paralisação de duas horas, com adesão total em todos os turnos.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta aprovada consiste no reajuste de 9%, que contempla aumento real de salário, aplicado na próxima folha de pagamento, dia 5 de novembro, com dois meses de reajuste retroativo até a data-base, também um abono salarial de R$ 1.000 que será pago até o dia 10 de novembro.

O reajuste e o retroativo deverão injetar mais de R$ 2,6 milhões na economia, sem contar reflexo de adicional noturno, entre outros.

As horas da paralisação não serão descontadas dos funcionários e todos terão garantia de emprego até fevereiro.

Assembleia que aprovou a proposta no turno da tarde
Assembleia que aprovou proposta no turno da noite

Segundo o presidente da entidade, André Oliveira, a nova proposta é o dobro da anterior.

“A empresa queria trocar o retroativo pelo abono, agora ela vai pagar as duas coisas, praticamente dobrou. A Novelis teve um ano de recorde de produção, por isso fizemos toda discussão com a categoria para buscar uma proposta de acordo com essa realidade de produção, todos os turnos aderiram e isso permitiu que a proposta fosse alcançada. Parabéns a todos os trabalhadores da Novelis, a todos os terceiros que somaram junto nessa luta e a todos os dirigentes sindicais que atuaram para que esse grande resultado fosse possível”, disse.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, o volume de exportações de alumínio em Pinda teve aumento de 220% este ano. A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.400 pessoas em Pinda.

Sindicatos unidos nesse movimento
– Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba
– Subsede CUT Vale do Paraíba
– Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba