Produção da Incomisa cresce e fábrica supera fase de Recuperação Judicial

Mobilização nessa quinta-feira; fábrica teve série de acordos para garantir empregos e salários e agora afastou o risco de falência, que preocupava muito os funcionários

A fábrica Incomisa, de Pindamonhangaba, recuperou a sua produção e afastou o risco de falência que era motivo de preocupação para os funcionários.

Nesta quinta-feira, dia 23, o Sindicato dos Metalúrgicos esteve na fábrica para conversar com os trabalhadores sobre a decisão judicial que encerrou o processo de Recuperação Judicial da fábrica.

Segundo o sindicato, as negociações para manter o emprego ocorrem há bastante tempo na Incomisa. Os primeiros acordos foram em 2016. Atos contra atrasos de salário também ocorreram. Em setembro de 2019, a fábrica entrou em RJ (Recuperação Judicial), que é o último recurso antes da falência.

Em fevereiro de 2021, o plano da RJ, com prazos de pagamentos, foi aprovado, e agora, dois anos depois, esse processo foi encerrado. A medida era muito aguardada pela empresa, pelos funcionários e pelo sindicato.

De acordo com o presidente da entidade, André Oliveira, vários acordos foram firmados para garantir os empregos e também os reajustes de salário ao longo desse período.

“Foi difícil encontrar um ponto de equilíbrio. À medida que a produção aumentava, a expectativa dos trabalhadores crescia, mas a fábrica ainda estava em RJ. A gente agradece aos trabalhadores pela confiança no Sindicato, no dirigente Nilton – Rivelino e nas negociações. É realmente uma alegria ver que deu certo, que os trabalhadores superaram esse momento, que a fábrica teve expertise, conseguiu cumprir o acordo da RJ e manter os pagamentos dos funcionários ativos. Que tenham ainda muito sucesso pela frente”, disse.

A Incomisa fica no distrito do Feital e emprega cerca de 200 trabalhadores na fabricação de estruturas metálicas.