Pinda receberá encontro regional “Piraquaras”, sobre cultura independente
Evento de 3 dias será realizado no Clube de Campo do sindicato, que ficará aberto exclusivamente para o evento; piscinas e quiosques continuam fechados para obras
Pindamonhangaba receberá nos dias 1º, 2 e 3 de setembro o Piraquaras – Encontro de Coletivos do Vale do Paraíba, sobre produção cultural independente na região. O evento é aberto à população, basta fazer uma inscrição on-line.
O encontro é organizado pelo Coletivo Mixgenação, um grupo de Pinda que atua há quatro anos na região com objetivo de reunir artistas, ativistas, educadores e comunicadores.
Piraquaras foi escolhido por ser o nome dado à população ribeirinha do Rio Paraíba do Sul. Segundo a organizadora, Andréa Guaraciane, será o maior evento independente sobre cultura já realizado na região.
“Estarão aqui personalidades reconhecidas nacionalmente que acreditam no potencial transformador da cultura. Será um espaço de debates e formações livres onde a cultura é o eixo central para discutir vários temas, como educação, política, meio ambiente, economia, feminismo”, disse Andréa.
Entre as presenças confirmadas estão Pablo Capilé – idealizador da Rede de Coletivos Fora do Eixo e da Mídia Ninja, Ricardo Targino – cineasta e defensor dos direitos humanos, Fabiana Amaral – professora e pesquisadora do CELACC (Centro Latino Americano de Cultura e Comunicação da USP), entre outros.
O evento é colaborativo, ou seja, ele é produzido pelos próprios participantes, que podem fazer contribuições voluntárias para custear as refeições. Além dos debates, haverá apresentações musicais, feira de produtos artesanais e lual.
O evento será realizado no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, que fica no bairro Ribeirão Grande. Nos três dias, o clube irá funcionar exclusivamente para o evento. As piscinas e quiosques estão fechados para obras.
Informações pelos telefones 3642-2560 ou 99148-3751.