Paralisação na Latasa cobra mais segurança no trabalho

Os trabalhadores da fábrica Latasa, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, por mais segurança no local de trabalho. Cinco acidentes ocorreram na empresa em apenas um mês.

O Sindicato dos Metalúrgicos já vinha discutindo com a empresa, no domingo, dia 4, ocorreu mais um acidente, nesta segunda foi feita paralisação de uma hora, com adesão total dos trabalhadores.

Dos cinco acidentes, três foram com queimaduras. Um deles inclusive foi muito grave, o trabalhador estava fazendo a drenagem do alumínio líquido quanto o material respingou e atingiu sua perna e ele está há uma semana internado na Unidade de Tratamento de Queimaduras, em São José dos Campos.

A empresa está dando assistência aos acidentados, mas o protesto feito é contra a postura de muitos chefes de produção, que tem agido com excesso de pressão, também contra a falta de efetivo e a sobrecarga de trabalho dos funcionários.

Após a paralisação, o Sindicato conseguiu reunião com a empresa, inclusive com a gerência de RH de todas as unidades da Latasa, e chamou 3 membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para participar.

Para o presidente André Oliveira, os problemas relatados aumentam muito o risco de acidentes.

“A pressão é tão grande que os trabalhadores têm medo de relatar quando sofrem acidente. E onde ocorreu o acidente mais grave, o ideal era ter 2 trabalhadores para fazer a operação e não tem. Esse é o relato dos funcionários e dos cipeiros. Apontamos isso na reunião e a empresa se comprometeu em rever a questão. Ela também se comprometeu em fazer mais reuniões com a sua liderança para inibir as práticas de assédio moral” disse.

Melhorias no equipamento de drenagem também estão sendo aplicadas, como o alongamento da ferramenta para que o trabalhador fique mais distante do material, mudança no procedimento para não fiquem rejeitos de material no local e a redução do bico de vazão para evitar os respingos.

O último protesto por segurança na Latasa ocorreu seis meses atrás. Após várias reivindicações, a empresa está realizando novos estudos para adequação da NR-12, a norma técnica que tração sobre proteção em máquinas e equipamentos.