Metalúrgicos de Pinda aprovam pauta da Campanha Salarial

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023 está aprovada pelos metalúrgicos de Pindamonhangaba. A assembleia geral da categoria ocorreu nesta quinta-feira, dia 30 de junho, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

O slogan deste ano será “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”. Já os eixos da campanha serão:

· Reposição da Inflação
· Aumento Real
· Valorização dos Pisos Salariais
· Valorização das Convenções Coletivas de Trabalho
· Redução da Jornada sem Redução de Salário
· Redução dos Juros

A entrega da pauta de reivindicações para as bancadas patronais está marcada para o início de julho. O presidente do Sindicato, André Oliveira, fez um chamado para a categoria sobre mobilizações que vão começar a acontecer.

“É Campanha Salarial. Nunca vai ser fácil. Logo teremos mobilizações nas portas das fábricas. Não vamos hesitar jamais em buscar ao máximo uma proposta que seja justa para os trabalhadores, coerente com a realidade de produção, sempre com seriedade, com unidade, com resistência e com luta”, disse.

FEM-CUT/SP. A Campanha Salarial é realizada em conjunto, pela FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT) e os 13 sindicatos filiados, que representam ao todo mais de 200 mil trabalhadores.

Pinda tem forte atuação na Federação. Dois dirigentes são membros da diretoria, Odirley Prado e Marcio Fernandes, que participam de todas as reuniões.

Segundo Odirley Prado, secretário geral do Sindicato, a pauta de reivindicações contém várias demandas apresentadas pelos sindicatos para que a Federação busque avançar na negociação com cada bancada patronal.

“Já teve um grande trabalho até aqui, com reuniões e plenárias entre os sindicatos para chegar nessa pauta, que aborda várias questões sociais, este ano vamos falar também do combate ao assédio às mulheres que voltam da licença maternidade, e também salariais, como a discussão sobre os pisos salariais e salários de entrada”, disse.

TAXA JUROS. A redução da taxa de juros do Banco Central também está no eixo da Campanha Salarial este ano.

“Essa é uma luta de todos. Não adianta nada a gente ter inflação baixa, um PIB bom, e a maior taxa de juros de planeta continuar prejudicando os financiamentos, prejudicando as vendas e a economia do nosso país. A pressão vai aumentar cada vez mais sobre o Roberto Campos Neto que é o presidente do Banco Central”, disse.

INFLAÇÃO. Até o momento, o índice de inflação da categoria medido pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor) está acumulado em 4,05% de perdas salariais nos últimos 9 meses (setembro de 2022 a maio de 2023). No mesmo período do ano passado, o índice estava em 9,05%.

André Oliveira explica que a inflação baixa não é algo ruim para o trabalhador, pelo contrário.

“A inflação representa aquilo que o aumento de preços já consumiu do salário no ano que passou, o poder de compra já diminuiu. Então a inflação baixa é melhor para o trabalhador e também favorece o poder de negociação na busca pelo aumento real”, disse André.