Incidente grave na Gerdau de Pinda gera protesto dos trabalhadores

Os trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba fizeram uma paralisação de duas horas nessa quarta-feira, dia 3 de agosto, em protesto a um grave incidente ocorrido no domingo no setor de Forjaria. O protesto foi aprovado em assembleia, teve adesão total no turno da manhã e deve ocorrer em todos os turnos.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, um cilindro de ar, de 5 metros de altura, com pressão de 320bar (mais de 4.000 libras) que abastece a prensa da Forjaria, estourou. A explosão arrebentou portas, maquinários e o telhado da fábrica. Até um carro que estava no estacionamento foi danificado com os destroços.

Felizmente, ninguém se feriu. O local é de movimentação constante dos funcionários. Minutos antes do ocorrido, várias pessoas estavam no local.

Assembleia que aprovou paralisação no turno da manhã

A direção da Gerdau ainda não comunicou oficialmente o Sindicato. Uma das possibilidades é que os parafusos que seguram a base do cilindro teriam se soltado e a queda teria causado o vazamento.

O Sindicato tem questionado a empresa sobre alguns pontos, como a validade do cilindro, porque ele não tem válvula de escape, porque não há uma empresa especializada para fazer a manutenção desses cilindros, mas ainda não teve resposta.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, ressaltou a gravidade do ocorrido.

“Foi um milagre. Estourou justamente no melhor momento possível. Por mais que tenham testes anuais, como um cilindro perigoso está há 40 anos funcionando do mesmo jeito, com a mesma estrutura? Alguns trabalhadores relataram que os cilindros já estavam apresentando uma vibração diferente. Cobramos uma investigação rigorosa a respeito”, disse.

O protesto também cobra o pagamento dos adicionais de periculosidade e insalubridade aos trabalhadores da Forjaria e critica problemas no convênio médico como falta de atendimento e descontos abusivos.

O ato também integrou as mobilizações pela Campanha Salarial e contou com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.

A Gerdau atua no ramo do aço e tem 2.400 funcionários na unidade de Pindamonhangaba.