Greve na DBTEC conquista proposta da Campanha Salarial

Os trabalhadores da fábrica DBTEC, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nessa terça-feira, dia 8, a nova proposta da Campanha Salarial apresentada pela empresa após um dia de greve e encerraram a paralisação.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta da Campanha Salarial ficou assim: Reajuste de 9%, que tem aumento real de salário, sem parcelar, retroativo à data-base, todos os direitos garantidos, mais um abono salarial de R$ 300, que será pago a todos os trabalhadores nesta sexta-feira. O dia parado na greve não será descontado e todos terão ainda um mês de garantia de emprego.

A assembleia contou com participação dos funcionários da DBTEC que atuam dentro da Tenaris Confab e da Tecnored. Todos aderiram à greve. Ao todo, foram cinco meses de negociação, dois protestos aconteceram antes da greve.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, relatou que essa foi a primeira greve na empresa e apontou as mudanças que devem ocorrer de agora em diante.

“Hoje a fábrica entende que tem uma representação dos trabalhadores e que eles têm que ser reconhecidos. Recebemos reclamações de excesso de pressão e essa relação entre chefe e funcionário também deve mudar. Todas as mobilizações na DBTEC contaram com o respeito de todos à decisão da maioria na assembleia e no final os trabalhadores saíram de cabeça erguida com uma grande vitória. Esse Sindicato busca fazer a luta em todas as fábricas, inclusive nas menores. Quero agradecer a todos pela confiança e pela unidade”, disse.

A fábrica fica no bairro Água Preta, ao lado da Zodiac. Ao total, ela tem 170 funcionários, produz componentes eletrônicos e presta serviços para várias fábricas de Pinda.