Gerdau inaugura lingotamento e estuda instalação de nova fábrica na região

Novo equipamento de lingotamento em funcionamento na unidade da Gerdau em Pindamonhangaba (SP) | Créditos: Divulgação Gerdau

A direção da Gerdau realizou na terça-feira, dia 13 de junho, a cerimônia oficial de inauguração do novo lingotamento contínuo de blocos e tarugos da usina de Pindamonhangaba. A fábrica também estuda a instalação de uma nova fábrica de reciclagem de sucata no Vale do Paraíba.

O lingotamento já está em atividade há bastante tempo. A primeira corrida lingotada no contínuo novo, o “LC2”, foi dia 29/09/2022. A própria empresa já havia comunicado o lançamento dele oito meses atrás (como você pode ver aqui), mas alguns detalhes a mais foram informados nesse evento.

Uma das questões citadas é que os produtos desse setor estão em fase de homologação e têm foco para atender a produção de veículos híbridos e elétricos.

“O novo lingotamento contínuo da usina de Pindamonhangaba, já em funcionamento e com seus produtos em fase de homologação, reforça o compromisso da Gerdau com o futuro da indústria automotiva brasileira, especialmente com o aumento da matriz de veículos híbridos e elétricos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, no site da Gerdau.

De acordo com o dirigente sindical desse setor na Gerdau, Nilson Conceição, o novo equipamento de lingotamento é “uma Ferrari perto do antigo”.

“Tem produtos novos do LC2 que o antigo não faz, e também por ser uma máquina nova, cada produto precisa ser homologado pelo cliente”, disse.

Outra questão, que ainda não foi divulgada nos canais oficiais da empresa, mas tivemos a confirmação por um dos veículos de imprensa, é de que a Gerdau pretende instalar uma nova fábrica de reciclagem de sucata para abastecer a sua produção de aço.

Segundo Gustavo Werneck, o Vale do Paraíba deve ser o destino da nova unidade, em razão de abrigar a usina de Pinda, que é uma das maioreda empresa no Brasil.

“Provavelmente vai ser no Vale a nova unidade. Estamos debatendo em detalhes e temos desejo que seja aqui. Temos plantas importantes em Pindamonhangaba e é provável que seja aqui”, afirmou Werneck para o jornal OVALE.

Ainda segundo o jornal, o investimento ainda está sendo definido e o anúncio vai ser feito ainda neste ano. Veja aqui a reportagem completa.

A notícia também foi vista como positiva pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba. O presidente André Oliveira lembrou da reunião com a empresa em abril, para adequação da mão de obra, que foi possível fazer sem necessidade de aplicar lay-off, utilizando apenas o acordo de banco de horas.

“A expectativa dois meses atrás era de melhora no segundo semestre. É realmente isso que estamos vendo na produção, inclusive com hora-extra em algumas áreas. Nos dá ânimo ver a empresa crescendo ainda mais, ver que os acordos para manter empregos deram certo, que a empresa está lançando mais produtos no mercado, que ela tem potencial de crescimento para acompanhar a evolução do mercado automotivo. Logo teremos as discussões da Campanha Salarial e tudo isso também favorece as negociações”, disse André Oliveira.

Esse lingotamento contínuo de blocos e tarugos teve investimento de R$ 700 milhões e faz parte do ciclo modernização das usinas de aços especiais da Gerdau, que deve ocorrer até 2025.

Autoridades do Governo do Estado de São Paulo e executivos da Gerdau marcam presença em cerimônia de inauguração em Pindamonhangaba (SP) | Créditos: Tati Nolla / site Gerdau