Brasil Metal mostra evolução da indústria e da organização dos trabalhadores

Brasil Metal mostra evolução da indústria e da organização dos trabalhadores.Divulgação

A indústria e os trabalhadores foi o tema do episódio dessa segunda-feira, 1º de dezembro, da série Brasil Metal, uma iniciativa da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), com produção da TVT – TV dos Trabalhadores.

O programa aborda a importância da organização dos trabalhadores dentro e fora das fábricas e faz um resgate histórico da organização sindical no Brasil. Mostra que ainda na década de 1910, as relações de trabalho no Brasil eram inspiradas no período da escravidão. A partir dos anos 1930, as categorias se organizam cada vez mais nos locais de trabalho e participam das decisões ligadas aos seus interesses. Em 1943, após muita luta dos trabalhadores e sindicatos, foi conquistada a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), no governo de Getúlio Vargas, que regulamenta as relações trabalhistas no país.

O episódio também traz as ações deflagradas pelo anarcossindicalismo, que atribuiu ao movimento sindical um papel importante na luta pela emancipação da classe trabalhadora. Possuía um caráter apolítico e defendia a negociação direta entre trabalhadores e empresários.

Outro destaque da série são os modelos de produção industrial do século 20. O principal deles foi o fordismo, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa e baixo custo na produção. O modelo foi criado em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado na linha de montagem. O fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis e continua sendo o único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual.

O segundo episódio sobre a indústria e os trabalhadores, na próxima semana, mostrará a importância da Era Vargas para o desenvolvimento industrial do país, o salto da indústria no governo de Juscelino Kubitschek e a luta dos trabalhadores contra a ditadura militar.

Seguem links para assistir ao programa:

Brasil Metal: Indústria e Trabalhadores – Episódio 1 – 1/3

Brasil Metal: Indústria e Trabalhadores – Episódio 1 – 2/3

Brasil Metal: Indústria e Trabalhadores – Episódio 1 – 3/3

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)

Documentário Brasil Metal - TVT