Após protesto, Confab anuncia recorde de PLR, que vai injetar R$ 9,6 milhões

Depois de um protesto dos trabalhadores, a fábrica Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, anunciou nessa segunda-feira, dia 21, que irá realizar um pagamento recorde de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A medida deve injetar cerca de R$ 9,6 milhões na economia.

Na terça-feira, dia 15, uma paralisação havia ocorrido na empresa cobrando negociação da PLR. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o ato foi de uma hora e teve adesão total dos funcionários. Três dias depois houve a convocação da empresa para a reunião da Comissão de PLR.

O Sindicato também participou da reunião, por meio do dirigente Cherlon Dmaurey – “Maluco”, que representa a entidade na Comissão de PLR.

O dirigente Cherlon Dmaurey – “Maluco”, junto com membros da Comissão de PLR, logo após reunião que anunciou pagamento da PLR

O pagamento deste CPB será 70% maior que o valor dessa parcela no ano passado. Vai chegar quase em um salário e meio, a 1,43 salário só nessa parcela, que irá injetar cerca de R$ 9,6 milhões na economia.

É a mesma conta de 11% do que o funcionário recebe de salário um ano inteiro (13 meses contando 13º salário x 11% = 1,43). A PLR do ano passado, que já havia sido comemorada, tinha chegado em 6,5% nessa conta.

Mais um ponto positivo que também foi discutido na reunião da Comissão de PLR. O pagamento que seria no dia 30 de outubro será antecipado em um mês, para o dia 29 de setembro.

O presidente André Oliveira ressaltou a importância da negociação.

Ao microfone, o presidente do sindicato, André Oliveira

“A fábrica está com nível altíssimo de produção e a gente estava cobrando muito a realização das reuniões de PLR. Só depois de uma grande mobilização na porta da fábrica, com adesão total, é que o resultado veio. Isso mostra a força da unidade da categoria. Parabéns à comissão e aos trabalhadores”, disse.

A data da segunda parcela é abril de 2024. A Tenaris Confab tem hoje 1.500 trabalhadores e atua na fabricação de tubos para o setor do petróleo.

Protesto do dia 15 também contou com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Condutores do Vale do Paraíba, Papeleiros de Jacareí e da Subsede da CUT Vale do Paraíba

Detalhes do pagamento

– Esse pagamento do CPB é um adiantamento da PL (Participação de Lucros), que segue a seguinte regra: a cada R$ 50 milhões de lucro líquido da empresa é paga a proporção de 20% do salário (0,2 salário). Como já está sendo adiantado 1,43 salário, será necessário que a empresa ultrapasse a marca de R$ 357 milhões de lucro líquido para que seja pago o complemento da PL em abril de 2024. Se em abril a PL for maior tem o complemento para chegar no valor da PL. Se for menor permanece o CPB, não tem desconto.

– No fechamento, em abril de 2024, também haverá o pagamento da PR, que compõe a PLR da Confab, conforme o ciclo de avaliação de performance, que vai de 0,3 a 0,5 salário.

– Essa parcela do CPB também tem meta individual de absenteísmo, mas ela não tem desconto para faltas até 60 dias. Esse prazo foi uma das medidas conquistadas quando foi implantado novo acordo da PLR. E mesmo acima de 60 dias, tem casos de licença médica que não interferem no valor, como os as licenças no código B91-acidente de trabalho.

– Quem tem menos de um ano de empresa recebe valor proporcional na mesma data dos demais. O período contabilizado é de janeiro a dezembro. No pagamento tem o desconto proporcional dos dias em que a pessoa ainda não era funcionário (X dias/365 avos). A empresa faz o pagamento para todos, como se houvesse a certeza que todos fossem ficar até o fim do ano. Mesmo se depois, entre outubro e dezembro, a pessoa for desligada isso não é descontado.

– Quem foi demitido irá receber o valor proporcional um mês depois do final do período, no dia 30 de maio de 2024.