Trabalhadores da Bundy conquistam jornada de 43 horas semanais

Assembleia que aprovou acordo (Foto: Gilson Leandro)

Os trabalhadores da fábrica Bundy Refrigeração, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia na tarde dessa quarta-feira, dia 27, um acordo que garante uma jornada de 43 horas semanais, sem redução de salário.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a fábrica está operando com três turnos de produção. Todos os funcionários recebem os salários para uma jornada normal, de 220 horas por mês, 44 horas por semana. Contudo, a jornada praticada é menor, de 173 horas por mês, o que corresponde a uma média de 43 horas por semana.

A contagem já considera a variação de cada mês e a redução abrange inclusive os funcionários do setor administrativo. O acordo tem validade já nesta quinta-feira, dia 28, e terá duração de dois anos.

De acordo com o presidente André Oliveira, a proposta conquistada é uma reivindicação histórica do movimento sindical.

“Redução de jornada, sem redução de salário, é uma questão antiga e difícil de conseguir. É uma luta histórica por mais qualidade de vida, por mais tempo do trabalhador com sua família. Tivemos esse avanço importante na Bundy, agora é oficial. E até mesmo a discussão de um banco de horas a gente conseguiu afastar e o que ficou definido mesmo foi só a jornada. Parabéns aos trabalhadores por acreditarem nessa luta”, disse.

O Departamento Jurídico do Sindicato ressalta a necessidade de assembleia, assim como ocorreu na Bundy, para definição de jornada nas empresas, mesmo após vigência da Reforma Trabalhista.

A Bundy Refrigeração emprega atualmente 230 trabalhadores na produção de componentes para geladeiras no distrito industrial Santa Rita.