Tenaris Confab voltará a operar com três turnos de trabalho

Medida é um alívio após dura negociação para evitar demissões. A jornada 6×2 será implantada e a negociação do sindicato conseguiu hora-extra a 100% nos dias de folga e feriados.

2019_04_02 Confab.Assembleia 6x2

Um grupo de trabalhadores da Tenaris Confab, em Pindamonhangaba, aprovou em assembleia na tarde dessa terça-feira, dia 2, a implantação da jornada 6×2, e assim a fábrica voltará a operar com três turnos na unidade Tubos.

A mudança está sendo aplicada para atender a demanda de novos pedidos, de vários clientes, para fabricação de Conectores, os anéis que ligam um tubo de aço ao outro nas tubulações de petróleo e gás.

Para criar o novo turno haverá o remanejamento de 127 funcionários de vários setores. A nova jornada está prevista para começar na segunda quinzena deste mês.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Herivelto Vela, a medida é positiva.

“Sabemos que mudança de jornada gera um certo transtorno, mas a nossa maior preocupação é o emprego. A fábrica ainda está em lay-off, em novembro tivemos uma dura negociação para evitar demissões em massa. Com certeza, essa medida é um alívio. Na negociação, conseguimos incluir o pagamento de horas-extras a 100% nos dias de folga e feriados”, disse Vela.