Sindicato faz reunião com trabalhadores do layoff da Gerdau no Senai

O Sindicato esteve no Senai para conversar com os trabalhadores que estão no layoff da Gerdau. Sabemos o quanto é tenso para esses trabalhadores estarem no layoff, com seus contratos de trabalho suspensos.

O presidente André Oliveira explica que a visita foi para informar como estão as negociações da Campanha Salarial e tentar passar um pouco de tranquilidade para eles com relação aos empregos.

“Eu já estive no layoff antes de entrar no sindicato, sei como é. O clima normalmente já é tenso. A dúvida sobre a demissão é constante. E agora com notícias das demissões na GM, que estava com programa de layoff em andamento e a Gerdau sendo muito ligada ao ramo automotivo, o clima fica ainda mais complicado. Deixamos bem claro que não tem, hoje, nenhuma conversa com a empresa sobre demissões. Antes mesmo de começar a negociação do layoff a gente já fazia reuniões com a Gerdau sobre o andamento da produção, inclusive a aplicação do layoff pode ser adiada por 5 meses graças ao nosso acordo de banco de horas. Nós continuamos mantendo esse contato constante com a empresa. O acordo já é para um ano, tem possibilidade de se estender em último caso. O Sindicato foi firme, já posicionou que não vai aceitar demissões de quem está no layoff e a direção da empresa firmou esse compromisso com a gente, de sempre fazer a negociação.”

Essa etapa de layoff está com 178 funcionários, o que representa menos de 7% do efetivo da fábrica.

Também estiveram lá os dirigentes Marcio Fernandes e Nilson Conceição, que são dirigentes pela Gerdau, além dos dirigentes Luciano da Silva – Tremembé (Confab) e Deolindo – Deó (Novelis).