Projeto de Herivelto Vela institui o Dia do Metalúrgico e da Metalúrgica

O Projeto de Lei do vereador Herivelto Vela que institui o Dia Municipal do Metalúrgico e da Metalúrgica foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Pindamonhangaba nessa segunda-feira, dia 14.

O dia 21 de abril será marcado por uma solenidade na Câmara com homenagens a trabalhadores das fábricas, indicados pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pelos vereadores.

Em seu discurso, Vela ressaltou a importância da categoria para a cidade, sendo o ramo que mais emprega, hoje com 7.741 trabalhadores. Em 2021, foi a categoria que mais gerou novas vagas e só este ano já gerou mais de 500 postos de trabalho.

O vereador Herivelto Vela, na tribuna da Câmara

“Pinda é uma cidade industrial e as negociações que acontecem nas fábricas impactam na vida de milhares de famílias. Ser metalúrgico é um trabalho difícil, um trabalho árduo. Só quem já esteve em uma Refusão, uma Aciaria, Laminação, Galvanização, em um setor de Revestimento, sabe o quanto isso exige dos trabalhadores”, disse Vela, que é vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Veja como foi a sessão:

Vela também comemorou que empresas como a Gerdau e Novelis têm feito a contratação de mulheres, inclusive no setor produtivo.

Ele também citou a importância do piso salarial dos metalúrgicos da CUT, que é 53% maior do que o salário mínimo, e da Convenção Coletiva de Trabalho, com direitos específicos da categoria.

O vereador falou da referência que os metalúrgicos de Pinda conquistaram dentro do movimento sindical e da importância do Sindicato ter mantido uma atuação firme durante a pandemia da Covid-19.

Também falaram positivamente sobre o projeto os sindicalistas metalúrgicos Odirley Prado, de Pinda, e Raimundo Pires – Baiano, de Taubaté.

Odirley Prado, secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda
Raimundo Pires – Baiano, secretário geral adjunto do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté