Negociação melhora troca de dias pontes na Westfalia

Categoria aprovou proposta em assembleia

Os trabalhadores da WestFalia aprovaram em assembleia no dia 28 de fevereiro uma proposta melhor para a troca de dias pontes na empresa.

Para folgar em três dias pontes (3 de março, 2 de maio e 20 de junho), a direção da empresa queria que os funcionários trabalhassem em três sábados, cuja jornada tem adicional de 50% de hora-extra.

Em negociação, o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT conseguiu reduzir para apenas dois sábados, ainda a serem definidos.

Segundo o dirigente sindical Luciano da Silva, o “Tremembé”, essa negociação serve de parâmetro para outras fábricas.

“Geralmente, as empresas grandes trocam dias normais por dias a 50%. Elas praticamente obrigam o trabalhador a assinar a lista aceitando essa condição. O sindicato sempre reivindica uma troca justa, com horas equivalentes, mas elas não acatam. A própria lista é algo que somos contra porque sabemos que ela é feita com pressão da chefia. O ideal é negociação com o sindicato e a assembleia”, disse.

Os dirigentes sindicais Luciano da Silva - "Tremembé" e Gilson Leandro - "Chupeta"
Os dirigentes sindicais Luciano da Silva – “Tremembé” e Gilson Leandro – “Chupeta”

Histórico. Entre as melhorias já negociadas na WestFalia, Tremembé citou a implantação do convênio médico. A próxima etapa é o convênio odontológico, que deve ser negociado até o meio do ano.

“Eles (funcionários) têm todos os benefícios e uma coisa que também serve de parâmetro para outras empresas – o salário inicial é muito maior do que o piso da convenção coletiva, e é isso que anima os trabalhadores”, disse.

Segundo ele, a fábrica está em processo de expansão. Um terreno ao lado já foi adquirido, logo devem chegar novas máquinas da Alemanha e novas contratações devem ocorrer.