Metalúrgicos de Pinda garantem reajuste igual ou superior a 10,42%

Negociações continuam em fábricas como Gerdau e Confab; mobilizações já garantiram o reajuste, em algumas fábricas até com aumento real, e a renovação dos direitos da categoria

Assembleia nessa sexta-feira, na sede do sindicato

Os trabalhadores metalúrgicos de Pindamonhangaba conquistaram o reajuste salarial igual ou superior a 10,42% e a renovação dos direitos da categoria.

O Sindicato continua em negociação em empresas como Gerdau e Tenaris Confab na busca da melhor condição para os trabalhadores, mas a proposta geral está garantida.

A categoria é a que mais emprega na cidade, envolvendo ao todo 7.200 metalúrgicos.

Nessa sexta-feira, dia 15, ocorreu a assembleia geral da Campanha Salarial na sede do sindicato, que contou com grande presença dos trabalhadores, mesmo com chuva.

A FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda trabalharam com firmeza durante meses para negociar com as bancadas patronais e alcançar as propostas que foram aprovadas na assembleia.

O reajuste de 10,42% contempla o índice integral da inflação dos últimos 12 meses, que será pago retroativo à data-base, dia 1º de setembro. A Convenção Coletiva de Trabalho, com direitos específicos dos metalúrgicos, será renovada integralmente.

Essa negociação com o patronal é ampla, envolve 13 sindicatos e 200 mil metalúrgicos. Além dela, também ocorrem negociações diretamente com cada empresa.

Em algumas fábricas, como na Novelis, do ramo do alumínio, e na Bontaz, de autopeças, o valor já chegou em 10,50%.

O presidente André Oliveira

De acordo com o presidente, André Oliveira, o sindicato está com negociação em andamento na Gerdau, na Tenaris Confab e também em várias outras empresas para buscar uma proposta ainda melhor.

Por outro lado, na fábrica Incomisa foi entregue um comunicado de greve para buscar a aplicação do reajuste integral.

“A gente sempre vai em busca do melhor para o trabalhador, conforme a realidade de cada empresa. Os atos em porta de fábrica continuam, mas o mais importante é que as mobilizações que já fizemos tiveram resultado. Tivemos atos muito fortes nas três maiores empresas, na Gerdau, na Novelis e na Confab, que com certeza, pressionaram as bancadas patronais na negociação. Parabéns trabalhadores. Mantenham a unidade pra continuarmos avançando cada vez mais”, disse.

Assembleia contou com grande presença dos trabalhadores

Os dirigentes de Pinda Odirley Prado e Márcio Fernandes são membros da FEM-CUT e participaram de todas as reuniões com as bancadas patronais.

O dirigente sindical Novelis e secretário geral Odirley Prado

“Os patrões ficaram meses querendo pagar reajuste abaixo da inflação, de 4%, parcelado em 3 vezes até abril do ano que vem. Se hoje temos essas propostas, foi graças às mobilizações e à posição firme dos sindicatos na mesa de negociação”, disse Odirley.

O dirigente sindical Marcinho, que também é dirigente da FEM-CUT/SP
Ao microfone, o presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, que participou das mobilizações em Pindamonhangaba

CONFAB

Também nessa sexta-feira ocorreu uma reunião entre o Sindicato e a Tenaris Confab. O dirigente sindical Luciano Tremembé e todo o Comitê Sindical Confab conversou com os trabalhadores da Confab que participaram da assembleia. Na próxima semana deverá ocorrer uma assembleia na fábrica para detalhar a negociação e levar para decisão dos trabalhadores.

Ao microfone o dirigente Luciano Tremembé

Propostas por segmento

GRUPO 8.2: SICETEL (trefilação e laminação de metais ferrosos) e SIESCOMET (esquadrias e construções metálicas)
GRUPO 8.3: Simefre (Equip. ferroviários e rodoviários), Sinafer (ferros, metais e ferramentas) e Siamfesp (artef. de metais não ferrosos)