fbpx

“Inflação baixa é melhor”, explica André Oliveira

Quando o índice da inflação fica alto, é comum os trabalhadores criarem uma grande expectativa com o reajuste e quando a inflação fica baixa tem trabalhador que reclama.

Na verdade, a inflação baixa é melhor para todos. Esse índice é reposição. Ele representa aquilo que a inflação já corroeu do seu salário.

Ao longo do ano tudo foi ficando mais caro e o salário precisa ter o reajuste para acompanhar.

Nos outros anos a nossa inflação estava disparada, fora de controle. Passou de 10% em 2021, quase 9% no ano passado.

Agora, com as novas políticas do governo, a redução da inflação está controlada, chegamos em 4%. São dados oficiais. Isso quer dizer que o ritmo de crescimento dos preços está menor. Os salários não estão sendo corroídos rapidamente como aconteceu antes.

Tivemos também novos programas de incentivo pra venda de carros, pra renovação da frota de caminhões, agora o Desenrola Brasil, pra melhorar o comércio. Tudo isso favorece a economia.

Outra coisa importante. Com a inflação lá no alto, foi uma briga enorme com os patrões pra não parcelar o reajuste. Conseguimos.

Com a inflação mais baixa, a gente tem mais argumento para ir pra cima dos patrões cobrar o aumento real de salário. Esse sim, é o melhor para os trabalhadores. O aumento real é melhor inclusive que o abono salarial, porque ele incorpora no seu salário.

Vamos sempre buscar ao máximo uma boa proposta, com pé no chão, mas com muita disposição, com unidade, com resistência, com luta.

*André Oliveira é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba