Gerdau vai pagar 1 salário a mais por recorde global de produção

A fábrica Gerdau irá fazer o pagamento aos trabalhadores de um salário a mais como reconhecimento pelo melhor resultado de produção na história de 120 anos da empresa.

Em Pindamonhangaba, os trabalhadores começaram a receber nessa quarta-feira, dia 10, os comunicados oficializando a medida. Na cidade, apenas esse pagamento deve injetar cerca de R$ 10 milhões na economia.

A direção da empresa está entregando uma carta nominal de reconhecimento a cada trabalhador pela contribuição durante o ano, que teve um resultado “extraordinário”, como a própria carta diz, no ano em que a empresa completa 120 anos.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o pagamento será global, ou seja, vai acontecer em todas as unidades da Gerdau pelo mundo.

Em contato do Sindicato com a unidade de Pinda, foi informado que o pagamento será de um salário nominal a cada funcionário, no dia 17 de dezembro, sobre o salário já corrigido. Nas negociações da Campanha Salarial deste ano, após mobilização dos trabalhadores foi possível alcançar a proposta de 10,5% de reajuste salarial, que contempla inclusive aumento real de salário.

A medida irá envolver trabalhadores que estiverem ativos no dia do pagamento e irá beneficiar inclusive trabalhadores temporários e afastados, que receberão de forma proporcional. Essa regra de pagamento também é global, vai seguir da mesma forma em todas as unidades.

Para o presidente do sindicato, André Oliveira, a medida vem de encontro a uma reivindicação que o sindicato faz em todas as fábricas.

“Dividir os lucros com os trabalhadores, sempre falamos isso. Reconhecer o esforço do trabalhador, crescer junto. As empresas só têm a ganhar com isso. O funcionário Gerdau contribuiu com a empresa lá trás quando esteve em crise, fizemos acordos difíceis, mas estivemos firmes. Hoje, com recordes seguidos de produção, a empresa está reconhecendo. É uma alegria para o sindicato, não só de ver a empresa produzindo cada vez mais, gerando emprego, como também valorizando quem produz. Parabéns”, disse.

Administrativos

Dia intenso de discussões. Após receber inúmeras reclamações de trabalhadores administrativos que não participariam do pagamento desse bônus, o Sindicato esteve em reunião com a direção da Gerdau.

Muitos administrativos ficaram indignados porque souberam pela chefia que todo o administrativo ficaria de fora do pagamento.

Nessa reunião foi afirmado pela empresa que os trabalhadores do administrativo operacional, e de apoio à operação, que atuam junto na produção, irão sim receber o pagamento do bônus.

Os trabalhadores de um subgrupo do administrativo, que não tem relação com a produção, não poderão receber neste momento. A empresa insiste que eles já recebem o PAD, que é um formato diferente de PLR, tem um vínculo maior com o Ebitda, e assim quando tiver o pagamento do PAD eles também receberão essa compensação.

Aprendizes e estagiários a empresa alega que não tem possibilidade de incluir e que essa é uma regra corporativa, aplicada em escala global.

A empresa também confirmou que os afastados que continuam em afastamento também receberão proporcional.

O Sindicato reforça o seu objetivo de buscar sempre medidas que não gerem divisões entre os trabalhadores.

Recorde histórico

No último relatório financeiro da empresa, referente ao terceiro trimestre de 2021, a Gerdau teve um Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 7 bilhões, recorde nos 120 anos de história da empresa, e com margem Ebitda ajustada de 32,9%.

De acordo com comunicado da companhia, o resultado foi influenciado por níveis elevados de demanda por aço em todos os mercados onde a companhia atua, principalmente dos setores da construção e industrial na América do Norte e no Brasil.

O Ebitda ajustado da Operação de Negócio América do Norte, por exemplo, quadruplicou neste trimestre na comparação anual, para R$ 1,9 bilhão, atingindo margem Ebitda ajustada de 25,4%.

O lucro líquido da Gerdau, ajustado pelos efeitos não recorrentes, somou R$ 4,6 bilhões no terceiro trimestre de 2021, também um recorde histórico.

Por sua vez, a receita líquida da companhia alcançou R$ 21,3 bilhões entre julho e setembro, um aumento de 74% sobre o mesmo período do ano anterior, com as vendas físicas de aço totalizando 3,3 milhões de toneladas.

O lançamento da fábrica de pregos de João Gerdau ocorreu em 1901 na cidade de Porto Alegre (RS).

Hoje a Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Pinda tem posição estratégica na companhia, como importante produtora de aços especiais no Brasil.

Investimentos

A Gerdau manteve seus investimentos que chegaram a R$ 1,8 bilhão nos nove primeiros meses deste ano. E eles continuam, a previsão para o ano é que cheguem a R$ 3,5 bilhões.

Acionistas

De forma global, no acumulado do ano, foram destinados R$ 5 bilhões para os acionistas da Gerdau. Os dividendos do último trimestre serão pagos nos dias 16 e 17 de novembro de 2021.