Gerdau é obrigada a reintegrar o mesmo trabalhador pela segunda vez

Junto aos membros do sindicato, com a decisão da Justiça na mão, José Roberto é reintegrado na Gerdau de Pinda

A Gerdau foi obrigada a reintegrar nessa quarta-feira, dia 3, o mesmo trabalhador pela segunda vez. A determinação ocorreu por uma decisão da Justiça do Trabalho a uma ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT.

José Roberto da Silva, funcionário do setor de cilindros, na área da laminação, já havia sido reintegrado em 2010, quando precisou fazer uma cirurgia devido a uma doença adquirida no local de trabalho. Desde então tem feito vários tratamentos médicos.

Em junho deste ano, ele foi dispensado irregularmente pela segunda vez. Em menos de uma semana após a entrada da ação, a Justiça do Trabalho já havia proferido a sentença.

03.09.14 Gerdau.Reintegração José Roberto Silva_1031_1

“Sou funcionário há mais de 20 anos. Em nenhum momento a empresa considerou isso. O sindicato atuou como a gente sempre almeja. Volto com muita honra para minhas atividades”, disse José.

Antes de tomar medidas judiciais, a direção do sindicato tentou negociar com a empresa. “O RH disse que manteria a demissão. A empresa mais uma vez pagou pra ver. Está aí o sindicato forte, sindicato unido com o trabalhador. Sindicato que realmente faz o que tem que ser feito”, disse o dirigente sindical na Gerdau, Marcio Fernandes – “Marcinho”.

Detalhes. Segundo o advogado responsável pelo Departamento Jurídico do sindicato, Alison Montoani, a empresa não considerou o nexo da doença com a patologia existente que a própria Previdência Social havia definido.

“Muito pelo contrário, a empresa buscou meios de tentar reverter esse nexo. Uma postura incoerente e inconsequente, ainda mais sendo que ele já tem um histórico de que adquiriu doença dentro do local de trabalho”, disse.

Alison também ressaltou o fato de José Roberto ter guardado documentação de seu quadro de saúde, o que contribuiu com o processo.