Faltando 2 meses, índice da inflação já está em 8,35%

Dieese divulgou resultado parcial do índice que serve de parâmetro para a Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou nessa quinta-feira, dia 8, mais um resultado parcial do índice da inflação que é utilizado como parâmetro na campanha salarial dos metalúrgicos da CUT.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), chamado como índice da inflação, foi de 0,60% em junho, abaixo do resultado de maio (0,96%), mas no acumulado do período, o indicador está muito superior ao ano passado.

De acordo com Caroline Gonçalves, técnica do Dieese na Subseção CNM/CUT e FEM-CUT/SP, em todos os meses, o INPC esteve mais alto do que na campanha anterior.

Em 10 meses, de setembro de 2020 a junho de 2021, o índice está em 8,35%, sendo que no mesmo período da campanha passada foi registrado 2,12%.

Para o fechamento do índice oficial, que é feito considerando a data-base da categoria, dia 1º de setembro, ainda falta contabilizar os meses de julho e de agosto.

“Essa taxa bem maior reflete o aumento do preço dos alimentos no final do ano passado e começo desse ano, principalmente o preço da carne, o preço dos combustíveis cresceu bastante, gás de cozinha também pesou muito no bolso dos trabalhadores e agora é registrado o aumento da tarifa da energia elétrica, que foi o grande vilão desse mês. Então a gente tem um desafio bem grande nessa campanha”, disse.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, André Oliveira – Andrezão, reforça a importância da unidade da categoria.

“A choradeira dos patrões já começou. O reajuste da inflação não é garantido e com certeza será uma briga de toda a categoria. Não podemos deixar que venham com esse discurso de crise pra tirar direitos dos metalúrgicos. Muitas empresas estão com produção alta e nós vamos sim atrás de um aumento justo para o trabalhador, que tem sofrido demais com essa inflação alta, com o preço de tudo disparado”, disse.