1 dia após protesto, GV do Brasil conserta vidro da cabine da aciaria

Visibilidade péssima por causa do excesso de fumaça e ainda com vidros trincados, estava impossível para um pontoneiro trabalhar na aciaria

Um dia depois da paralisação, a direção da fábrica GV do Brasil, em Pindamonhangaba, está trocando o vidro da cabine do forno da aciaria.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, há meses o vidro estava apresentando trincas por não ter os vidros nem a vedação adequada, e a empresa não estava atendendo à reivindicação do Sindicato de fazer a troca. Mais trincas apareceram na segunda-feira, dia 11, e na terça foi realizada uma paralisação.

O dirigente sindical Paceli Alves ressaltou a importância da adesão ao protesto.

“Parabéns trabalhadores pela unidade, com adesão 100% durante as duas horas. É assim que a gente avança. Logo depois da paralisação a empresa também disse que fará uma nova reunião para discutir esse e os outros problemas”, disse.

Além das trincas, a foto retrata a visibilidade ruim que o trabalhador tem para operar uma ponte rolante de forno. De acordo com o Sindicato, isso é causado pelo excesso de fumaça na aciaria, uma fumaça que é tóxica e também entra na cabine.

O excesso de fumaça na Aciaria é uma antiga reclamação dos trabalhadores. De acordo com o Sindicato, a empresa não faz os reparos necessários para resolver o problema efetivamente.

Paralisação de 2 horas com adesão total nessa terça-feira

INCÊNDIO

Em janeiro de 2020 teve um incêndio no setor de Aciaria. Por falta de uma proteção, as chamas do forno se espalharam por todo o sistema hidráulico, e essa cabine ficou completamente destruída. No momento não havia nenhum operador na cabine, felizmente.

Quando instalaram uma cabine nova usaram vidro que não era adequado e também não fizeram a vedação correta. O sindicato reivindicou, mas a empresa não atendeu.

Os vidros foram ficando cada vez mais trincados com o calor, o sindicato cobrava, mas a empresa não atendia.