Trabalhadores da Tenaris Confab aprovam proposta de reajuste com abono salarial

Assembleia que aprovou proposta na unidade Cidade Nova

Os trabalhadores da Tenaris Confab aprovaram a proposta da Campanha Salarial, com aumento real de salário, direitos trabalhistas, abono salarial e benefícios, que irão injetar R$ 1,5 milhão na economia no próximo dia 30.

A assembleia da unidade Cidade Nova ocorreu na tarde dessa segunda-feira, dia 17, e da unidade Moreira César na manhã dessa terça-feira, dia 18. A proposta irá englobar os cerca de 1.100 funcionários das duas unidades.

Assembleia que aprovou proposta na unidade Moreira César

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, o reajuste será de 9%, que contempla aumento real de salário, sem parcelamento, integral na próxima folha de pagamento de novembro.

O reajuste também será aplicado no cartão de alimentação e no cartão de Natal, que foram implementados na última Campanha Salarial, e ainda um abono de R$ 1.000,00, que será pago dentro deste cartão. Cada trabalhador receberá R$ 1.354,00 até o próximo dia 30.

Segundo o presidente da entidade, André Oliveira, a proposta é resultado de várias rodadas de negociação ao longo de cinco meses.

Ao microfone, o presidente do sindicato, André Oliveira

“O grupo patronal do setor de máquinas e equipamentos insistia no parcelamento do reajuste. Várias reuniões na patronal, várias reuniões com a direção da Confab, mobilizações. Enfim, conseguimos aumento real, manter todos os direitos da Convenção Coletiva e até o abono salarial. Parabéns trabalhadores”, disse.

Uma das reuniões entre Sindicato e empresa sobre a Campanha Salarial

Ainda de acordo com o Sindicato, a produção na fábrica está melhor este ano.

“Mês passado a fábrica pagou uma boa PLR. Tem realizado muitas contratações. É mais uma prova de que as negociações feitas lá atrás estavam certas. A empresa se recuperou e tem uma perspectiva muito boa”, completou.

Alguns benefícios que tinham sido congelados durante a pandemia, como auxílio de material escolar e de brinquedos foram retomados com essa negociação.

A Campanha Salarial é feita de forma conjunta pela FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos de São Paulo) e os 13 sindicatos filiados.

A Tenaris Confab atua na fabricação de tubos para ramo do petróleo.