Trabalhadores da Gerdau protestam contra mudanças na PLR

Direção da empresa alterou metas sem discussão com a categoria

Paralisação na Gerdau de Pindamonhangaba nessa quinta-feira, dia 12

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação nessa quinta-feira, dia 12, contra mudanças na PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a falta de transparência na negociação é uma reclamação antiga e agora a PLR recebeu alterações sem discussão com a categoria.

Em janeiro ocorreu um protesto por causa do pagamento referente a 2019, que teve valores abaixo da expectativa, mesmo com produção alta.

Segundo o presidente da entidade, Herivelto Vela, a mudança feita este mês deixou muitos setores com uma pequena parte das metas relacionadas realmente à produção, entre 15 e 20%.

“Isso dificulta a fiscalização pelo trabalhador. A empresa não informa a produção nem o lucro da unidade de Pinda, apenas os números globais da companhia, e agora está impondo essas mudanças que podem prejudicar lá na frente. Parabéns trabalhadores pela unidade. Vamos juntos nessa luta”, disse.

A unidade, do ramo do aço, emprega cerca de 2.000 funcionários.