Trabalhadores da Gerdau fazem paralisação pela Campanha Salarial

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, em Pindamonhangaba, fizeram uma paralisação pela Campanha Salarial nesta quarta-feira, dia 25. O atraso de turno realizado no período da manhã durou uma hora e teve adesão total dos trabalhadores.

O motivo é pressionar a bancada patronal do ramo do aço nas negociações com a Federação dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, na reivindicação pelo aumento real de salário.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o ato também cobrou abertura de negociação diretamente com a empresa e teve resultado. Após o protesto do turno da manhã, a empresa aceitou marcar reunião. As paralisações previstas para os demais turnos foram suspensas.

O presidente do Sindicato, André Oliveira, explica como está o nível de produção na fábrica.

“Sabemos que o setor de Construção Mecânica não está no seu melhor momento, temos hoje um acordo de layoff com um grupo pequeno de trabalhadores, menos de 7% do efetivo total da fábrica. O setor de usinagem está melhor. Mas o que temos que analisar é a produção dos 12 meses. Vamos sempre buscar a melhor proposta para os trabalhadores e essa mobilização é fundamental para o avanço das negociações”, disse.

A unidade atua no ramo do aço e tem hoje 2.600 funcionários.

O índice da inflação da categoria está calculado em 4,06%. Paralisações de uma hora pela Campanha Salarial também ocorreram nas fábricas Tenaris Confab, Novelis, GV do Brasil, Latasa e Incomisa.