Trabalhadores da Gerdau de Pinda protestam contra demissões

Empresa demite pouco a pouco por semana para disfarçar; agora chegou ao cúmulo de colocar estagiário em função de risco operando sozinho

Trabalhadores paralisados no bairro Mantiqueira, próximo à fábrica; empresa tem colocado estagiários em funções de risco

Os trabalhadores da Gerdau fizeram uma paralisação nessa quinta-feira, dia 5, em protesto contra demissões que semanalmente têm ocorrido na empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT calcula que em cerca de um ano, a empresa tenha reduzido seu quadro em cerca de 300 funcionários.

“Várias vezes cobramos que o RH abra negociação, aos menos discuta sobre férias coletivas, lay-off, redução de jornada, mas a Gerdau de Pinda prefere demitir. Manda embora um pouquinho em cada semana pra disfarçar, piorou nesse começo de ano e quem tem sofrido com isso são os trabalhadores, aqueles que perdem seus empregos e aqueles que ficam com trabalho dobrado”, disse André Oliveira – Andrezão, coordenador do comitê sindical de base.

Ao microfone, o coordenador do CSE Gerdau, André Oliveira - Andrezão
Ao microfone, o coordenador do CSE Gerdau, André Oliveira – Andrezão

Segundo a entidade, além do acúmulo de funções, está ocorrendo a troca de operadores experientes por estagiários, principalmente nos acabamentos da Laminação 1 e 2. “A empresa sempre busca alguém que faça o mesmo serviço por um salário menor e agora chegaram ao cúmulo de colocar estagiário com posto fixo, operando equipamento sozinho, correndo risco de acidente. Sem contar que o estagiário não tem as mesmas garantias. A empresa não consegue nem emitir a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho)”, disse Herivelto Moraes – Vela, secretário geral do sindicato.

O movimento também protestou contra a suspensão do atendimento do convênio médico do Bradesco Saúde na Santa Casa de Misericórdia de Pinda, que já passou de um mês.

GALERIA DE FOTOS