Trabalhadores aprovam bônus por revezamento de turno na Novelis

Proposta foi aprovada por unanimidade em todos os turnos (fotos: Guilherme Moura)

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia um acordo de revezamento de turno nesta quinta-feira, dia 27. A medida foi aprovada nos três turnos e vai garantir um bônus de R$ 370 para todos os funcionários como Cartão de Natal.

A fábrica já opera em revezamento, o chamado “pula pula”, no qual o funcionário muda de turno toda semana. O Sindicato dos Metalúrgicos busca uma compensação por causa do impacto dessa jornada na saúde dos funcionários.

O novo acordo terá vigência de dois anos. O presidente André Oliveira explica que os funcionários preferem manter essa jornada.

Ao microfone o presidente do Sindicato, André Oliveira

“Os trabalhadores gostam por causa das semanas que tem adicional noturno. Mas esse revezamento não é o ideal para saúde. Por mais que os trabalhadores estejam acostumados, o corpo sente o impacto. A fábrica também não está no melhor momento, mas insistimos na negociação e conseguimos esse pagamento”, disse.

Segundo André, outras questões muito reivindicadas pelos trabalhadores também foram atendidas. Melhorias na qualidade das refeições serão feitas e a empresa irá implantar um atendimento odontológico dentro na fábrica, para o funcionário e sua família.

“Parabéns a todos os trabalhadores pela unidade, por mais essa conquista, e obrigado pela confiança na direção do Sindicato. Estamos juntos.”

Em abril, o Sindicato esteve em reunião com a Novelis para discutir uma queda na produção em função da redução do consumo de bebidas em lata no Brasil. Até o momento não foi necessário aplicar férias coletivas nem layoff. Em maio, a fábrica pagou uma parcela de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), injetando R$ 10 milhões na economia. A próxima parcela será em agosto.

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.500 pessoas em Pinda.

Assembleia no turno da manhã
Assembleia no turno da tarde
Assembleia no turno da noite