Sindicato participa de evento em comemoração ao Dia das Pessoas com Deficiência

Ação em Pinda pela Virada Inclusiva, que ocorreu em todo o Estado, na praça do Quartel (Crédito: Divulgação)

No último dia 6 aconteceu a Virada Inclusiva em Pindamonhangaba, por meio do CMPD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que teve o apoio de uma serie de parceiros, que fizeram parte, inclusive, da programação, que contou com atividades culturais, de lazer, esportes e apresentações.

O advogado trabalhista do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Marcos Gonçalves, que é membro da Comissão pelos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, esteve presente.

A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, como parte de uma programação realizada em todo o Estado de São Paulo.

A virada inclusiva foi sediada na praça João Faria Fialho – Largo do Quartel, e teve início pela manhã com a caminhada inclusiva. Os presentes puderam prestigiar a exibição do coral de libras “Mãos que Encantam” e de bandas locais; da capoeira da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; exibição do trabalho de equoterapia, basquete adaptado e demonstração de skate.

Também estiveram presentes instituições como a Funvic – Faculdade de Pindamonhangaba, com atendimento preventivo de saúde e Secretarias – Municipal e Estadual – de Educação, que disponibilizaram o material pedagógico de inclusão.

O evento:

Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é gerido pela Abaçai Organização Social de Cultura, conta com uma rede de parceiros e colaboradores voluntários de órgãos públicos, instituições e sociedade civil que organizaram diversas atividades culturais esportivas e artísticas em uma grande celebração da diversidade humana. Uma extensa programação gratuita e acessível em todo o Estado de São Paulo. A Organização das Nações Unidas propôs o tema para 2014 – “Desenvolvimento Sustentável: a promessa da tecnologia”.

Fonte: Com informações do jornal Tribuna do Norte