Sindicato dos Metalúrgicos realiza “Semana da Liberdade”

Palestra aos alunos da ETEC João Gomes de Araújo dá início às atividades da “Semana da Liberdade”

Começou nessa segunda-feira, dia 6, as atividades da “Semana da Liberdade”, evento realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba em comemoração ao jubileu de 125 anos da Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil no dia 13 de maio.

Uma palestra aos alunos da ETEC João Gomes de Araújo deu início às diversas atividades voltadas para o combate ao preconceito e ao racismo. Os alunos do Centro Profissionalizante Salesiano e da Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol” também receberão as palestras.

Na próxima quinta-feira, dia 9, às 19h30, haverá um fórum de debates na Faculdade Anhanguera, com a socióloga Eliane Costa Santos, doutoranda em educação e consultora do MEC – Ministério da Educação. Não é necessário se inscrever.

Para o sábado, dia 11, está programado um grande ato público com apresentação de capoeira e samba na praça Monsenhor Marcondes, às 9h, uma corrida pedestre com premiação em dinheiro e início às 18h30, no Pátio da Prefeitura e, às 21h, no mesmo local, show gratuito do grupo Art Popular.

De acordo com o diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial do Sindicato, José Carlos dos Santos, outros eventos também estão programados para o dia 13.

O projeto do evento foi idealizado pelo secretário de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos, Benedito Irineu, e conquistou a adesão da CUT São Paulo, da Prefeitura de Pindamonhangaba e da Câmara Municipal.

O secretário de comunicação, Benedito Irineu, junto aos membros do Departamento de Promoção da Igualdade Racial do sindicato: Bosco, Palazzi e José Carlos

Veja abaixo a programação completa:

Palestras nas escolas – De 6 a 9/05

Distribuição de informativos, palestras e debates com alunos de 2º grau das escolas ETEC João Gomes de Araújo, Centro Profissionalizante Salesiano e Escola Estadual “Dr. Alfredo Pujol”.

Assembleias nas fábricas – De 7 a 10/05

Distribuição de informativos e realização de assembleias nas portarias de fábricas metalúrgicas.

Fórum de Debates – Dia 9/05 – 19h30

Fórum na Faculdade Anhanguera, com a socióloga e Eliane Costa Santos, doutoranda em educação e trabalha com formação de professores e presta serviço de consultoria ao MEC – Ministério da Educação. Não é necessário se inscrever. A Faculdade Anhanguera de Pinda fica localizada à Av. N. Sra do Bom Sucesso, 3.344, no bairro Campo Alegre.

Corrida da Liberdade – Dia 11/05 – 18h30

O evento é aberto ao público e contará com premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. A idade mínima é 15 anos e a premiação é divida apenas nas categorias masculino e feminino.

Partida às 18h30 no pátio da Prefeitura Municipal e chegada no mesmo local. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível.

Inscrições antecipadas encerradas

As inscrições antecipadas já se encerraram, mas ainda poderão ser feitas no local do evento, das 16h30 até às 18h, no pátio da Prefeitura de Pinda.

A Prefeitura fica localizada à Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, n. 1400, no centro.

Ato Público – Dia 11/05 – 9h

Panfletagem, orientação médica e jurídica à população, exibição de capoeira e roda de samba na praça Monsenhor Marcondes, a “Praça da Cascata”, no centro da cidade.

Show do grupo Art Popular – Dia 11/05 – 21h

Show gratuito do grupo Art Popular, autor de “Escondidinha”, “Tudo pra Chamar Sua Atenção” e o internacional “Pimpolho”, no pátio da Prefeitura de Pinda, que fica localizada à Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, n. 1400, no centro.

Palestra do Deputado Federal Vicentinho – Dia 13 – 14h

Palestra do Deputado Federal Vicentinho do PT no auditório da Prefeitura Municipal sobre a implantação do Estatuto da Igualdade Racial. Encerramento com coquetel e roda de samba com grupos da cidade.

Solenidade na Câmara – Dia 13 – 18h30

Sessão solene comemorativa à data, na Câmara Municipal, que fica localizada à rua  Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Real Ville, bairro Mombaça.