Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda terá eleição em abril

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba realizou nessa quinta-feira, dia 7 de março, a assembleia que dá início ao processo eleitoral da entidade. A data da votação está marcada para os dias 17, 18 e 19 de abril.

Pinda é a cidade mais metalúrgica do Vale do Paraíba. A categoria tem atualmente 8.027 trabalhadores segundo dados do CAGED, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, e assim reúne 22% de todos os 36 mil empregos da cidade.

A atual gestão tem como presidente André da Silva Oliveira, dirigente sindical pela Gerdau, que agradeceu a participação na assembleia.

“Sindicato lotado, grande participação dos trabalhadores, dos sindicatos parceiros, da diretoria da CUT. Vamos iniciar mais um processo eleitoral, sempre com transparência, atendendo a vontade dos trabalhadores e buscando representar bem esta que é a maior entidade de luta de classes dessa cidade”, disse André.

O vice-presidente do Sindicato, o vereador Herivelto Vela, parabenizou André pelo comando da instituição nesses quatro anos.

“A nossa corrente é forte e jamais se quebrará. Quero mais uma vez aqui dar o parabéns ao André pela sua gestão como presidente, tenho muito orgulho de ser seu amigo e fazer parte desta família que não mede dia nem hora, a qualquer momento tem disposição pra defender trabalhador”, disse Vela.

Com a assembleia, ficaram definidas as fábricas onde haverá comitê sindical: Gerdau, Novelis, Tenaris Confab – Unidades dos bairros Cidade Nova e de Moreira César, GV do Brasil, Latasa, Incomisa, Bundy Refrigeração, Elfer e Harsco, além do Comitê Sindical dos Aposentados.

A assembleia definiu a Comissão Eleitoral que irá conduzir o processo. Tradicionalmente, o atual presidente integra a comissão eleitoral. André abriu mão dessa prerrogativa e deixou a comissão independente. Também foi marcante a presença da FEM-CUT/SP e da CUT na formação da comissão.

Comissão eleitoral: Zé Carlos, coordenador da CUT Vale do Paraíba, Luiz Carlos Dias – Luizão ex-presidente da FEM-CUT/SP, e Erick Silva, atual presidente da FEM-CUT/SP

O secretário geral da CUT São Paulo, Daniel Bispo Calazans, parabenizou o trabalho do Sindicato, que repercute em todo o movimento sindical.

“É esse trabalho, essa dedicação, que fortalece a CUT em todo o Estado e todo o Brasil. Ter sindicato combativo, ter diretores comprometidos, envolvidos com a luta de cada trabalhador. Nós ficamos orgulhosos. Nenhuma conjuntura foi favorável para nós, em nenhum momento. Se conseguimos avançar em direitos, em garantias, em democracia, é porque temos sindicatos assim, como os Metalúrgicos de Pindamonhangaba”, disse

O ato também fez uma homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e reforçou as bandeiras de luta do movimento.

Conforme o estatuto da entidade, a eleição ocorre de forma exclusiva para sócios do Sindicato. A convocação dessa assembleia também seguiu os trâmites jurídicos, com publicação de edital no informativo da categoria, em jornais locais e regionais.

Composição da mesa, Zé Carlos, Luizão, Claudio Batista, presidente dos Metalúrgicos de Taubaté, André, Ronaldo Costa – Ripa, presidente dos Condutores do Vale do Paraíba, Vela e Erick

A assembleia contou com a participação das entidades:

• Metalúrgicos de Taubaté
  • Condutores do Vale do Paraíba