Sindicato critica promoções de apenas R$ 0,21 na Tenaris Confab

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou no dia 31 de março um protesto na Tenaris Confab Tubos contra problemas de salário.

Os dirigentes panfletaram boletim denunciando vários casos de trabalhadores que receberam promoção de R$ 0,21, depois de mais de 10 anos de espera.

Esses trabalhadores foram contratados quando a Confab já não tinha mais três Steps de promoção no seu plano de carreira.

Eles receberam um Step quando completaram dois anos na função, que é como funciona hoje, e ficaram 10 anos sem receber promoção.

De acordo com Gilson Leandro, dirigente sindical na Confab, a empresa não reajusta a faixa inicial de salário.

“A faixa inicial está acima do piso, ou seja, atende a legislação no quesito do piso salarial, mas ela não é atualizada. Demorou tanto para esses trabalhadores serem reconhecidos que quando a promoção veio, o salário já estava no valor da função superior, só com os reajustes do dissídio”, disse.

Ainda de acordo com ele, a situação ainda piora por causa dos casos de desvios de função.

“Muitos desses que receberam essa promoção fajuta, entraram como Operador, fazem função de Operador 2, e receberam a promoção para Operador 1. Desvio de função tem aos montes”, disse.